domingo, 22 de junho de 2014

TERAPIAS ALTERNATIVAS PARA O BEM ESTAR DOS CÃES



Buscando qualidade de vida e práticas mais saudáveis, muitos tutores sentem-se motivados a investir no bem-estar de seus pets. Por esse motivo está aumentando muito a procura por terapias alternativas para a prevenção e tratamento de problemas físicos e emocionais dos cães. Inclusive, muitos veterinários indicam as terapias alternativas também como um complemento para diversos tratamentos da medicina tradicional.

Estas terapias analisam o indivíduo como um todo, observando não só os sintomas físicos e psíquicos que ele apresenta, mas também o ambiente em que vive, sua alimentação e relações sociais.
Conheça algumas das terapias mais utilizadas em cães e os seus benefícios:



Acupuntura
É uma técnica da medicina tradicional chinesa que busca restaurar a saúde e o bem-estar do paciente por meio da inserção e manipulação de agulhas ou estímulos em determinados pontos do corpos. O Uso desta técnica é indicado para alívio de dores, melhoria da qualidade de vida de cães idosos, dificuldade de locomoção ou paralisia dos membros, distúrbios endócrinos, doenças auto-imunes (anemia hemolítica, miosite dos músculos mastigatórios, polimiosite), distúrbios neurológicos e problemas de pele, articulares, respiratórios, urinários, gastrointestinais e comportamentais.

Terapia Floral
Por meio da ingestão de algumas gotas diárias de essências concentradas de flores é possível controlar, potencializar ou combater certos estados de ânimo dos cães. O uso de florais pode ser um potente aliado no controle do medo, ansiedade de separação (não saber ficar sozinho), carência, depressão, agressividade, stress, hiperatividade, entre outros desequilíbrios emocionais que geralmente se manifestam como problemas comportamentais.

Massagem
Além de prazerosa, pois relaxa o corpo e a mente, a massagem é uma terapia complementar excelente para aliviar diversos tipos de dor e desconforto. É indicada para cães idosos, ansiedade, estresse, hiperatividade, dores musculares, artrite/artrose, displasia coxofemoral ou de cotovelo e luxação da patela.

CROMOTERAPIA
As cores exercem efeitos específicos no ser humano e também dos cães: o azul acalma e tranquiliza e o vermelho estimula e revigora, por exemplo. A técnica da cromoterapia utiliza a aplicação de cores para auxiliar no tratamento de diversas doenças do corpo e da mente.

FONTE: Clube do Carinho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário