domingo, 22 de junho de 2014

A CROMOTERAPIA E O FENG SHUI


Quando pintamos a parede de um compartimento, quando compramos um sofá, umas almofadas ou um tapete, enfim, quando nos dedicamos à decoração da nossa casa precisamos de entender que cada opção irá influenciar todas pessoas que nela habitam. 

Atualmente sabe-se que as cores interferem nas nossas sensações e podem produzir sentimentos de tristeza, alegria, entusiasmo ou tranquilidade, entre outros.

Pense nisto tudo antes de reformar o seu cantinho ou mesmo quando estiver na casa nova. 

Os conceitos do Feng Shui e da Cromoterapia (ver) complementam-se e trazem equilíbrio e harmonia ao ambiente. 

Com origem na China há pelo menos três mil anos, a arte do Feng Shui significa literalmente "vento e água". Esta arte estuda a influência do espaço no nosso bem-estar e a forma como os locais onde vivemos e trabalhamos se refletem no modo como nos sentimos.

As suas bases estão enraizadas na cosmologia oriental e no princípio único das duas forças antagónicas do céu e da terra: yin e yang. 

Ba-guá, o instrumento do Feng Shui que une a Terra ao Céu, representando as forças naturais que nos influenciam.

O Feng Shui visa transformar, através da correta utilização da energia "Chi", lares e locais de trabalho em lugares favoráveis para que se possa atingir Prosperidade, Felicidade e Harmonia, desviando a energia nociva e atraindo a boa sorte.

O simples fato de se alterar a cor de uma parede, reordenar a disposição da mobília ou colocar plantas naturais numa determinada posição, poderá melhorar substancialmente a condição energética da nossa habitação e, consequentemente, de nós próprios.

“É importante saber as características de cada cor para aplicá-las corretamente, sem exageros e nos ambientes mais propícios”, afirma Fernanda Dall”Orto.

Vejamos algumas interpretações e aplicações das cores, segundo a ótica destas duas correntes:

Branco
Feng Shui - é uma cor neutra, que pode ser usada em qualquer ambiente.Mas muito cuidado quando o branco aparece em demasia num ambiente, pois produz uma sensação de infinito, frieza, vazio e hostilidade. Deve-se quebrar o branco com quadros e móveis coloridos.
Cromoterapia - potencializa as demais cores, além de representar a luz divina. 

Verde 
Feng Shui - ligada ao elemento madeira, representa o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde. É uma cor neutra, que pode ser utilizada em todos os ambientes da casa.
Cromoterapia - traz força equilibrada, acalma o sistema nervoso e os sentidos. Também significa esperança e satisfação. 

Azul
Feng Shui - cor calmante e que traz tranquilidade, estando relacionada ao elemento água. Remete à natureza (céu e mar). Quando usada em excesso, pode provocar sono, introspecção e isolamento. Para quem é muito agitado, é uma boa opção.
Cromoterapia - uma cor que transmite calma e serenidade.

Violeta
Feng Shui - oferece tranqüilidade, sossego e estimula a espiritualidade. Pode ser aplicado em locais de meditação e oração.Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.
Cromoterapia - tem efeito purificador, transformando as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos.

Laranja
Feng Shui - situada entre o elemento fogo e o elemento terra, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação.Boa para áreas da casa onde se quer estimular o diálogo, como sala de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso, pode provocar conversas demais e até rebeldia.
Cromoterapia - auxilia a mente e estimula novas ideias.

Vermelho 
Feng Shui - ligada ao elemento fogo, está relacionada com a vida e a força. Estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima e prosperidade. Assim como o laranja, deve ser usado com cuidado, por ser uma cor estimulante. No quarto de casal, ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha, estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor.
Cromoterapia - é indicado para pessoas tímidas e retraídas. Revigora a coragem e a força de vontade.

Amarelo 
Feng Shui - relacionada ao elemento terra, é a cor da luz. Representa a luz do sol e o brilho do ouro. Melhora a concentração, estimula a comunicação, atividades mentais e abre o apetite.Em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e confusos, provocando preocupação.
Cromoterapia - é uma cor animadora, inspiradora e que estimula o raciocínio, atuando diretamente sobre o mental. Ajuda no auto-controle. Fortalece os ouvidos e os olhos.

Preto e cinza
Feng Shui - É opressivo e depressivo. Deve ser usado cuidado. Em geral, é usado em pequenos detalhes na casa.
Cromoterapia - É o oposto da luz, a escuridão total.

Fontes - Vera Caballero & Franco Cuizzetti


Nenhum comentário:

Postar um comentário