segunda-feira, 8 de agosto de 2016

ABIU


ABIU
(Lucuma Caimito)
O abiu é o fruto do abieiro, da família das Sapotáceas, originária do Peru e bem adaptada no Brasil.
O abiu possui as vitaminas B1, B2, B5 e C e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de fibras. A fruta contém propriedades adstringente, amarga, emoliente, tônica, desinfetante e nutriente.
Possui tamanho e forma similares a um ovo, polpa branca e muito doce e excelente para afecções pulmonares. Os frutos, ao serem ingeridos naturalmente, são indicados para tratar casos de pneumonia, bronquite, anemia e desnutrição. A fruta também é utilizada no tratamento de diarreia, disenteria, dor de ouvido, malária, terçol, otite, sapinho da boca de crianças e nos casos de convalescência.
A casca do abieiro é antidisentérica e baixa a febre; o azeite extraído das sementes do abiu abranda inflamações na pele, sendo aplicado em forma de cataplasma sobre a região afetada. Cada 100 gramas desta fruta contém 95 calorias.
Para tratar terçol recomenda-se usar de 1 a 2 gotas do chá em cada olho; para otites e otalgia, são utilizadas compressas mornas do chá; o látex do fruto é utilizado para combater vermes, prisão de ventre, herpes e verrugas. A decocção da casca do fruto trata disenteria e febre; já o óleo de suas sementes é utilizado para tratar inflamações em geral, principalmente no ouvido e na pele.
Lembre-se que a automedicação pode ser muito perigosa e que, antes de qualquer tratamento, é muito importante consultar um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário