quarta-feira, 29 de outubro de 2014

PRAZER EM CONHECER: PLANTAS MEDICINAIS


Quais os caminhos que a medicina tal como a conhecemos hoje percorreu até chegar onde está? Ela começou a partir de onde? Acho que a medicina deixou as pessoas - a maioria de nós pelo menos - preguiçosa no cuidado com a nossa saúde. E agora ela se vê obrigada a ensinar tudo o que nós já deveríamos saber. Eu digo preguiçosa porque com os avanços médicos as pessoas se preocupam menos do que deveriam para evitar que sua saúde se torne uma montanha russa. Na verdade até sabem como prevenir, mas... Já ouvi até pessoas me dizendo: "Não precisa se cuidar tanto. A medicina está muito avançada". 
Aonde eu quero chegar nisso tudo é que a partir das plantas é que a medicina caminhou para o que conhecemos hoje. Todo mundo sabe de receitas ensinadas pelas avós e muitas dessas receitas os médicos nos últimos tempos tem reconhecido sua eficácia. A cura deve ser feita por um processo natural a partir das plantas que não está aqui por acaso. Todas elas têm suas funções. As pessoas tratam as plantas como um plano B - depois que descobrem um colesterol alto ou uma pressão nas alturas é que se lembram que há plantas que diminuem o problema. 
Graças a nossa falta de cuidados com nossa saúde física e mental é que a medicina está tão moderna. As coisas chegaram num ponto que as plantas precisam da medicina moderna e vice-versa. Décadas se passaram e nós desaprendemos a identificar as plantas que encontramos no caminho. Muita gente tem plantas em casa que elas mesmas nem sabem para que servem e estão tomando medicamentos fortíssimos para cura de problemas que elas mesmas criaram e não sabem que, no quintal de casa, há uma aliada para que aquela doença fosse evitada. 
Como uma pessoa é capaz de criar a própria doença? Simples! Hábitos mentais que, usados de forma torta, levam a doenças muitas vezes com sérias consequências. Bons hábitos mentais, associados a bons hábitos alimentares, inclusive a partir das plantas. Quantas pessoas têm o hábito de tomar chás? Em países europeus e orientais esses hábitos são muito comuns. As plantas medicinais têm papel fundamental para a medicina na Terra. As pessoas só se lembram de fazer uso das plantas medicinais quando já estão doentes. Minha mãe, por exemplo, começou a usar plantas medicinais depois que desenvolveu hipertensão e diabetes junto com a medicação receitada pelo médico dela. Ou seja, depois que as doenças se manifestam não adianta usar as plantas achando que vai se livrar dos remédios feitos em laboratório apesar destes serem muito mais fortes e algumas vezes viciando o organismo. 
Desde que os animais passaram a habitar a terra, por instinto eles usavam o poder das plantas para se alimentar e se curar. Para mim, como uma forma de cortar caminhos, a medicina criou medicamentos como os antibióticos e remédios alopáticos. Tudo bem que às vezes o uso destes é inevitável, mas as pessoas estão percebendo a necessidade de se reequilibrarem outra vez e por isso a volta do uso das plantas medicinais tem sido cada vez maior nos últimos anos. As pessoas agora estão ficando cada vez mais preocupas com a saúde física e estão conscientes que os usos exagerados de medicamentos artificiais fazem um estrago muito maior que muitas doenças em si e para evitar isso estão mais receptivas ao uso das plantas medicinais no cardápio do dia a dia. 
Pessoas mais maduras como nossas avós e bisavós, por exemplo, sabem só de olhar para que serve determinado tipo de planta. Eu até hoje me surpreendo. A minha geração, por exemplo, não sabe como colher ervas medicinais, não sabe o nome de uma planta quando vê uma. Se saírem para acampar ou vai tomar um banho de cachoeira, passam por todo tipo de planta e árvores que não sabem o nome e nem para que servem. Isso comigo também acontece e estou retornando às raízes e aprendendo a identificar a natureza. 
Quem faz uso da fitoterapia sabe dos benefícios na cura de males do organismo e do estimulo que traz as defesas naturais do organismo. Por incrível que pareça a medicina está redescobrindo aquilo que ela mesma deu as costas. Procure cultivar as plantas em casa. Se estiver espaço, cultive uma horta, senão, coloque em vasos, o importante é aprender a tê-las em casa. Muitas plantas trazem não só beneficio ao corpo como também a proteção energética da nossa casa. Deve-se também, ter muito cuidado com o manuseio dessas plantas, algumas são venenosas e não podem ser manuseadas sem a proteção de luvas irritando a pele e nem mesmo consumidas pelo seu grau de toxidade podendo causar reações alérgicas. Basta ter cuidado e estudar cada planta que quiser ter em casa, até mesmo porque se tiver crianças por perto deve tomar cuidado para que elas não coloquem a planta direito na boca. Sabendo os benefícios e restrição de cada planta fica mais fácil até de ensinar a criança o valor do certo e o errado.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário