quinta-feira, 30 de outubro de 2014

PLANTAS AFRODISÍACAS BRASILEIRAS


PLANTAS AFRODISÍACAS BRASILEIRAS

É denominado afrodisíaco todo e qualquer composto ou produto que possua propriedades de estimulam a libido ou a sexualidade. O nome é originado da deusa grega Afrodite, a deusa do amor na mitologia grega. Vale ressaltar que a grande maioria dos produtos ditos como afrodisíacos não possuem qualquer comprovação científica dessas propriedades, sendo comumente vinculada apenas a sabedoria popular.
No que diz respeito no território brasileiro, destacam-se as plantas e ervas com propriedades afrodisíacas. É importante destacar que apesar de não comprovada essa propriedade afrodisíaca, essas plantas e ervas auxiliam em algumas funções, como por exemplo, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a sensibilidade e os níveis de testosterona.
A seguir apresentamos as plantas com propriedades afrodisíacas mais comuns no Brasil e suas principais propriedades. O uso e a forma de preparo variam de acordo com a finalidade, nesses casos procure um profissional em farmácias fitoterápicas, para que ele possa indicar a melhor forma de preparo.

Catuaba (Trichilia catiguá)
Característica: árvore pequena de folhas amarelas e laranja, possui frutos amarelos não comestíveis.
Propriedades: Estimula o fluxo sanguíneo nos órgãos genitais, aumenta a libido no homem e na mulher, e prolonga a ereção.
Cultivo: região norte e regiões amazônicas.

Damiana (Turnera diffusa)
Característica: arbusto de flores amarelas e folhas pequenas.
Propriedades: melhora a circulação sanguínea, aumenta o metabolismo e efeito relaxante.
Cultivo: América Central, México, América do Sul e do Caribe.

Ginseng Brasileiro (Pfaffia paniculata)
Característica: planta de pequeno porte.
Propriedades: estimulante físico, sexual, anti-stress, e diminui a fadiga.
Cultivo: todo Brasil.

Nó de Cachorro (Heteropterys aphrodisiaca)
Característica: planta de flores amarelas e raízes tuberosas.
Propriedades: aumenta a circulação sanguínea, auxilia no rejuvenescimento celular e fortalecimento muscular, sendo geralmente misturada com aguardente ou vinho.
Cultivo: Mato grosso do Sul e regiões de cerrado.

Existe ainda uma enorme variedade de plantas com capacidades afrodisíacas, em especial pelo fato do Brasil possuir uma rica flora, podemos citar, por exemplo, a Maca Peruana (Lepidium meyenii), a Marapuama (Ptychopetalum olacoides), a Salsaparrilha (Smilax sp) entre outras. 
O importante é sempre utilizar esses compostos em quantidade moderada, em especial os que apresentem algum tipo de efeito colateral. Procure sempre um profissional em fitoterapia para auxiliá-lo a utilizar esses produtos de maneira eficiente.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário