segunda-feira, 27 de julho de 2015

CRAVO-DA-ÍNDIA E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE


O cravo-da-índia é rico em óleos essenciais com ação analgésica e anti-séptica, antinflamatória e antibiótica. Também ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue devido à quantidade de flavonóides que possui. Além disso,  é rico em nutrientes como manganês, vitamina K, magnésio, cálcio, potássio e ácidos graxos ômega-3.

O chá de cravo-da-índia, além de ser saboroso, pode ajudar a amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, candidíase oral, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamações de garganta. Também acelera o metabolismo, aumentando a produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão, o que promove a queima rápida de gordura. O cravo ajuda também em casos de náuseas e mal-estar estomacal. É um excelente antioxidante porque possui grande capacidade de liberar hidrogênio e reduzir consideravelmente a peroxidação lipídica, que é a quebra das gorduras poliinsaturadas.

Este chá também pode ser usado como  antisséptico bucal pois atua sobre as bactérias na boca e no estômago e age, principalmente, contra o mau hálito.

A lista não termina aqui: o chá de cravo-da-índia contribui para o bom funcionamento da tireóide, auxiliando no tratamento contra o hipotireoidismo. Para quem não tem disfunção da tireóide, o cravo é também preventivo contra o surgimento dessa disfunção, seja para hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

Também ajuda no controle do colesterol ruim sendo também antiviral e antifúngico.

O óleo de cravo é usado para cuidar das unhas, e o chá pode ser usado como higienizador e antisséptico para as mãos: além de proteger e limpar, deixa um aroma delicioso. Lavar o rosto com chá de cravo e fazer a aplicação do óleo posteriormente é indicado para tratar espinhas. É ainda útil no tratamento de infecções de pele e micoses. O óleo também pode ser usado contra prisão de ventre, ao ser usado para massagear a barriga.

O chá de cravo alivia a dor abdominal, seja causada por gases ou problemas estomacais. O cravo estimula o fluxo sanguíneo, a produção de saliva e de secreções gástricas para ajudar na digestão. Também possui efeitos anti-eméticos (contra náuseas). O chá de cravo também tem sido usado para matar os parasitas intestinais e funciona igualmente bem matando as bactérias e infecções por fungos, como candidíase oral. Ele também pode ser usado em banhos de assento, para tratar e prevenir problemas ginecológicos como desconforto, secura, dores e infecções, além de algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Para preparar o chá de cravo-da-índia, coloque água a ferver e quando estiver borbulhando, desligue o fogão e adicione os cravos. Por cada xícara de água, use 1 a 1,5 g de cravo. Consuma no máximo 2 xícaras por dia.

É possível também fazer uma tintura com cravo-da-índia, e para isso basta colocar 50 gramas de cravo em 1 litro de álcool etílico ou de qualquer outra bebida alcoólica, como aguardente, rum ou cachaça. Após deixar repousando durante uma semana, fica pronta para usar.

A tintura de cravo-da-índia pode ser utilizada para aliviar dor de dentes, inflamações na garganta e também pode ser aplicada em infeções da pele, como as micoses. Para tratar de problemas de prisão de ventre, basta friccionar a solução na barriga, com movimentos circulares. Caso utilize a tintura internamente, misture uma ou duas gotas de tintura numa colher de sopa de água ou sumo e beba entre duas a três vezes ao dia.

O óleo essencial de cravo-da-índia é utilizado em xampus e loções capilares que limpam e auxiliam o crescimento dos fios. O eugenol, um dos principais constituintes do óleo essencial presente na especiaria, é responsável pela atividade antimicrobiana. O óleo essencial do cravo-da-índia pode ser usado também em dentes cariados ou com suspeita de cárie. Para isso, em solução oleosa de 10% mergulhe uma gaze ou algodão e aplique nos dentes cariados.

Pode utilizar pó de cravo-da-índia para dar um toque final a um prato especial. O cravo em pó pode ser utilizado em bolos, tortas, doces, biscoitos ou até em pratos salgados e no preparo de carnes especiais.

FORMAS DE UTILIZAÇÃO DO CRAVO-DA-ÍNDIA:

- Mesclado em forma de pó, com mel, é bom para as náuseas e a distensão abdominal.

- Também pode ser utilizado como infusão, fervendo 2 a 3 cravos em uma xícara, deixando repousar durante 10 minutos e adoçando com mel, sendo eficaz contra flatulência.

- Também é possível preparar uma pasta com sal, água e cravo para massagear a testa e as têmporas em casos de enxaqueca.

- Aqueles que sofrem de dor nos dentes podem aplicar uma mescla de um quarto de uma colher de sopa de azeite de oliva e uma gota de óleo de cravo, diretamente na parte afetada. Se a dor for nas gengivas, pode-se esfregar o pó do cravo ou umedecer um algodão com uma gota de óleo de cravo e aplicar para conseguir um efeito anestésico.

- O óleo também é ideal para dores de ouvido (aplicando uma gota no ouvido afetado). A infusão de cravo é boa para os que enjoam em viagens a muita altura e também para o tratamento de cólera.

CONTRA-INDICAÇÕES DO CRAVO-DA-ÍNDIA:

Remédios à base de cravo nunca devem ser usados por mulheres grávidas, pois provocam contrações uterinas. Também deve ser evitado o seu uso exagerado, e a sua aplicação em zonas mucosas irritadas.

Mais uma dica: colocar um pacotinho de cravo-da-índia em um litro de álcool, coar e pôr em um borrifador afasta o mosquito da dengue. Espirre pela casa algumas vezes ao dia. Sua cada vai ficar perfumada e livre de insetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário