segunda-feira, 25 de maio de 2015

PESQUISAS E FATOS COMPROVADOS-O QUE É O OMEPRAZOL


O omeprazol é o segundo medicamento mais consumido no mundo, da classe dos anti-ulcerosos que reduz a secreção ácida; o medicamento é utilizado por quem tem esofagite de refluxo; gastrite; acidez estomacal; úlcera duodenal; úlcera do estômago e outros tratamentos, mas muitas vezes as pessoas usam esse medicamento sem passar por um médico, o que é um grande problema, pois além da automedicação não ser indicada, o uso prolongado de omeprazol pode levar a demência segundo estudo publicado na revista da Associação Médica Americana (JAMA).A notícia não surpreendeu os médicos; Há mais de 5 anos os médicos vinham ouvindo falar da existência de todos estes efeitos secundários. Mas torna-se difícil a sensibilização tanto dos profissionais de saúde como dos seus pacientes, a fazer o uso mais racional deste medicamento.O aparecimento deomeprazol, segundo especialista, foi uma autêntica revolução no tratamento de úlceras gástricas e é uma das principais indicações do medicamento.O estudo avaliou a relação entre o consumo contínuo (por dois anos ou mais) de doses elevadas de omeprazol, que correspondem a 40 miligramas diários e a falta de vitamina B12 no organismo, que pode levar a problemas neurológicos graves, como demência e anemia. Durante 14 anos (de 1997 a 2011), os especialistas fizeram a comparação entre um grupo de 25.956 pacientes com diagnóstico de déficit de vitamina B12, com outro de 184.199 pessoas sem esse transtorno.O estudo concluiu que as pessoas que tomaram omeprazol ou similar durante muito tempo tinham 65% mais chances de ter níveis baixos de vitamina B12. Os pacientes que utilizam o medicamento mediante consultas médicas devem estar atentos. A pesquisa, no entanto, recomenda que as pessoas que se automedicam devem, ao menos, reduzir a quantidade de remédio pela metade, ou ao menos fazer pausas entre um período e outro de uso. Assim, parte da quantidade de vitamina B12 necessária poderia ser recuperada pelo organismo.

Nome comercial do remédio;LOZEPREL-(omeprazol-20mg)-Laboratório MULTILAB- aprovado pela ANVISA

A SOLUÇÃO NATURAL PARA O ESTÔMAGO SENSÍVEL

Várias pessoas tem o estômago sensível, e um dos principais motivos é a má alimentação. Se  comemos com frequência alimentos gordurosos, ácidos ou condimentados ,  temos grandes chances de desenvolver uma gastrite.Para evitar esses problemas,  devemos investir em alimentos bons para combater estômago sensível e comer sempre devagar, mastigar bem os alimentos durante as refeições e não deixar de beber pelo menos dois litros de água por dia , evitando alguns alimentos como :

Cafeína;Refrigerantes (evite ao máximo ou, de preferência,corte);Alimentos industrializados;Frutas cítricas em excesso;Frituras;Leite;Álcool;Alimentos picantes;

Alimentos indicados

Alho: Diversas pesquisas demonstram o efeito protetor do alho no nosso sistema digestório; no caso de como consumir o alho, a forma mais eficaz é a ingestão do alho in natura.

Hortelã: A ação carminativa da hortelã aumenta a secreção dos sucos digestivos e melhora as contrações musculares do estômago, mas a hortelã não tem qualquer ação sobre inflamações no estômago e consequentemente não é usada em gastrites ou úlceras de estômago.

Gengibre: Rico em vitaminas, cálcio, ferro e proteínas, o gengibre é usado no tratamento contra náuseas e dores de estômago, o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e outros benefícios para saúde, o gengibre auxilia na digestão e pode aliviar dores de estômago, além de possuir propriedades para aumentar sucos digestivos e neutralizar os ácidos do estômago. O gengibre fresco é a forma mais potente deste alimento, e você pode usá-lo em chás.

O PODER CURATIVO DA ESPINHEIRA SANTA

A Espinheira Santa é uma planta medicinal muito útil no combate às dores de estômago, gastrite, úlcera, azia e queimação, devido às propriedades medicinais que possui.Outros nomes populares da espinheira santa são: espinheira-divina; maiteno; salva-vidas; sombra-de-touro; erva-cancerosa; cangorça e espinho-de-deus. Seu nome científico é Maytenus ilicifolia e pode ser comprada em algumas farmácias e lojas de produtos naturais.A Espinheira Santa serve para o tratamento de problemas de estômago como úlcera, gastrite, azia, queimação e dispepsia. As propriedades da espinheira santa incluem ação cicatrizante, anti-inflamatória, anti ulcerosa, calmante,analgésica, tonificante, antisséptica, diurética e laxante.As partes utilizadas da espinheira santa são as suas folhas, casca e raízes.

FONTE : Portal Arco-Íris

Nenhum comentário:

Postar um comentário