segunda-feira, 11 de maio de 2015

CHÁS PARA ACIDEZ E REFLUXO


Esta informação foi tirada do fantástico livro do Dr. Danilo Maciel Carneiro. “ Essência da Saúde, plantas medicinais e alimentação”

DIFERENÇAS ENTRE CHÁ POR INFUSÃO E CHÁ POR DECOCÇÃO

CHÁ POR INFUSÃO QUENTE:

Passos a seguir:

Ferver a água e, em seguida, desligar o fogo.Adicionar a planta.Tampar e deixar por 10 a 20 minutos em repousoCoar em seguida.

CHÁ POR DECOCÇÃO

Esta forma consiste em ferver a água junto com pedaços de plantas numa vasilha. O tempo pode variar de acordo com a planta utilizada, mas geralmente é de 5 a 20 minutos com a vasilha tampada e com o fogo baixo. Esta preparação é mais indicada para as partes duras das plantas, tais como cascas, raízes, caules e frutos grandes.

Passos a seguir:

Colocar a planta junto com a água em uma vasilha.Levar a mistura ao fogo e ferver em fogo baixo por 5 a 20 minutos, de acordo com a recomendação.Retirar do fogo e deixar em repouso por 20 minutos.Coar e tomar.

A proporção usada varia de acordo com vários textos, mas vai uma como referência:

1 colher de sopa da planta seca ou fresca para cada xícara de água em ebulição.

INFUSÃO DE COENTRO, COMINHO E FUNCHO

Colocar em 150 ml de água fervente 1 g de cada e abafar por 20 minutos.

Coar e tomar.

Repetir a dose 2 a 3 vezes ao dia.

Esta infusão acalma o sistema digestivo quando o fogo digestivo está muito intenso, produzindo sensação de ardência, queimação e desconforto na digestão com fermentação e gases com mau cheiro.

INFUSÃO DE ESPINHEIRA SANTA, CAMOMILA E ERVA DOCE

1 g de espinheira santa (folhas secas)

1 g de camomila (flores secas)

1 g erva doce (sementes secas socadas)

Colocar em infusão com 150 ml de água fervente. Abafar por 20 minutos,

coar e tomar.

Esta infusão normaliza as funções digestivas e é utilizada para acalmar o sistema digestivo quando o fogo digestivo está muito alto.

DECOCÇÃO DE ALCAÇUZ

Esta planta ajuda no alivio de dores e espasmos do estômago e auxilia na cicatrização das gastrites e úlceras. Auxilia e melhora a distensão do estômago, a má digestão e o acúmulo de gases por Fermentação.

Uso:

Decocção de 4 a 5 g da raiz seca para 250 ml de água. Ferver por 5 minutos em fogo brando. Tomar 150 ml 2 a 3 vezes ao dia.

FONTE : Escolhas Saudáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário