domingo, 10 de maio de 2015

QUAIS AS CONTRAINDICAÇÕES DA AROMATERAPIA?


A aromaterapia trata de problemas físicos e mentais através do aroma produzido por óleos essenciais de flores e plantas, mas mesmo se tratando de uma terapia natural, existem contraindicações.

Os tratamentos naturais também possuem contraindicação, e com a aromaterapia também não é diferente.

Alguns tipos de aromas podem provocar aceleração dos batimentos cardíacos em pessoas que sofrem de pressão alta, e também afetam bebês e crianças, caso a manipulação e a forma de uso sejam inadequadas.

Pessoas com histórico de problemas respiratórios, alergias, problemas cardíacos, mulheres grávidas, e crianças ou bebês, precisam de consentimento médico para o uso de terapias naturais.

Mesmo com tantos benefícios da terapia por aromas, iremos mostrar neste artigo algumas contraindicações da aromaterapia. Confira!

CONTRAINDICAÇÕES DA AROMATERAPIA PARA A PELE

Alguns tipos de óleos essenciais podem causar queimaduras leves na pele que se tornam manchas ou podem causar alergias, por isso a sua manipulação deve ser cuidadosa e adequada. Aquelas que mais causam este tipo problema são as essências de limão, laranja, tangerina e de outras frutas ácidas.

Seus óleos essenciais causam um efeito conhecido como fotoxidade, o que significa que a sua exposição ao sol causa queimaduras sobre a pele.

CONTRAINDICAÇÕES DA AROMATERAPIA NA GRAVIDEZ

Os óleos essenciais naturais são 100% puros e a sua concentração é bastante alta, portanto seus efeitos são muito poderosos, e podem fazer com que a mulher grávida ou o bebê, reajam mal à sua exposição, principalmente durante os 3 primeiros meses de gestação.

Quando a mulher engravida o seu olfato se torna muito mais apurado, um mecanismo de defesa natural do próprio estado para uma maior proteção do feto. Portanto, é preciso prevenir o contato com aromas de óleos essenciais que aceleram o metabolismo e as batidas do coração, como gengibre, canela, cravo, hortelã-pimenta e outros.

CONTRAINDICAÇÕES DA AROMATERAPIA PARA HIPERTENSOS E EPILÉTICOS

Os hipertensos podem sofrer com sintomas de aceleração sobre as batidas do coração se expostos a aromas de canela, alecrim, gengibre e outros. Enquanto os epiléticos podem sofrer com um aumento no número de convulsões diárias.

Alguns testes com animais comprovaram que as convulsões aumentam conforme o uso de óleos essenciais naturais providos de diferentes tipos de sálvia.

CONCLUSÃO

Para evitar qualquer problema, convém sempre se consultar um terapeuta qualificado para garantir o sucesso do tratamento, pois como bem vimos, até a aromaterapia possui contraindicações, mesmo sendo uma terapia que serve para promover saúde e qualidade de vida.

FONTE : http://www.dicasdemassagem.com.br/quais-as-contraindicacoes-da-aromaterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário