sexta-feira, 29 de agosto de 2014

VIAGEM NO TEMPO VIRTUAL AJUDA A SUPERAR TRAUMAS


Se na vida real não é possível voltar no tempo, uma pesquisa que possibilitava essa viagem em um ambiente de realidade virtual descobriu que a experiência pode ajudar a superar traumas.
O estudo avaliou o comportamento de voluntários que presenciaram, no ambiente de realidade virtual, um homem abrir fogo dentro de uma galeria de arte e matar cinco pessoas.
No teste, o participante aprendia a controlar um elevador e, sem saber, deixava o assassino subir ao piso superior, onde estavam as vítimas.
Metade dos participantes voltava no tempo para reviver os acontecimentos, mas na segunda vez se deparavam com um dilema moral: não fazer nada e ver cinco pessoas morrerem, ou intervir para salvá-las, condenando à morte apenas uma pessoa que estava naquele andar.
Como era esperado, a maioria das cobaias resolveu intervir e não deixar o assassino subir.

Impacto emocional

O mais interessante, segundo os pesquisadores, foi o impacto emocional que a experiência virtual teve sobre os participantes.
A maioria teve menos sentimentos de culpa e remorso após “voltar no tempo” e salvar mais vidas.
“Quanto mais eles sentiam a ilusão, maior o senso da sua própria moral,” explicou Mel Slater do Instituto Catalão de Pesquisas (Espanha) e da Universidade College de Londres.
“Na realidade virtual, o sistema mais superficial de percepção do cérebro não distingue entre o mundo virtual e o real. E o cérebro considera verdadeiro o que vê e ouve no ambiente,” acrescentou.
Por isso, a equipe afirma que viagens virtuais no tempo podem ajudar a superar transtornos de estresse pós-traumático ou mesmo reavaliar decisões ruins que tenham sido tomadas anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário