segunda-feira, 18 de agosto de 2014

CROMOTERAPIA - ORIGENS, CHAKRAS


CROMOTERAPIA
De acordo com o ocultismo, a cor, o som e o aroma são os três remédios básicos contra as doenças humanas e a cura muitas vezes depende de nós mesmos, pois o equil[ibrio caba a cada um de nós buscar.
A cromoterapia é uma ciência energética, reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) desde 1976 e tem como característica a propriedade de restaurar e reequilibrar órgãos físicos e chakras, que por sua vez estão ligados diretamente às principais glândulas do corpo.
.A cromoterapia é uma ciência antiga, assim como outras terapias naturais, tendo sido utilizada no antigo Egito por sacerdotes-médicos e na Grécia, China e Índia por filósofos-médicos.
No Egito a figura mais emblemática seria Imhotep ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Imhotep ), que foi considerado “O Pai da Medicina”. Ele pertenceu à III Dinastia (2.800 a.C.), e era vizir, médico, arquiteto e sábio da época, além de mestre do Grande Templo da Medicina de Heliópolis, onde se transmitia a arte de curar.

Na Grécia, Hipócrates ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3crates ), Galeno ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Galeno ) e Celso ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Celso_(fil%C3%B3sofo) ), médicos gregos, recomendavam o banho de sol para recuperar pessoas enfermas. Pitágoras (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pit%C3%A1goras ), há 2.500 anos, descobriu que as vibrações diapasão das notas musicais seguiam uma proporção matemática, uma correspondência nos cumprimentos de onda do espectro luminoso. Sendo a nota Lá, correspondente à cor violeta com 400 Hz. Platão (http://pt.wikipedia.org/wiki/Plat%C3%A3o ) dedicado ao estudo da metafísica e da geometria, chegou à conclusão que os cinco sólidos regulares estão inter-relacionados com a estrutura do corpo humano, tendo uma correlação com as cores.

A filosofia Oriental, em especial na Índia, explica a existência dos chakras em nosso corpo energético.Estes vórtices são centros de energia, que absorvem o prana, que são os princípios energéticos primários do indivíduo que mantém funcionando seus sistema fisiológico
Na China o diagnóstico possui quatro fases distintas, que incluem observar, auscultar, questionar e apalpar ou sentir. Pela coloração do paciente concluía qual o órgão que estava em disfunção.
A Cor-Luz recebe diferentes denominações:

CROMOTERAPIA; É a ciência que harmoniza o campo eletromagnético das células, através da aplicação das cores do espectro solar, visando restaurar a saúde.

CROMOSOFIA: É o conhecimento transcendental sobre cores e suas influências na psique humana, sejam através do uso de roupas ou de alimentos.

CROMOLOGIA: É o estudo físico das cores, suas origens, características, capacidade, cumprimento da onda, freqüência, velocidade e outras particularidades relativas à física que analisa a natureza da Luz.

A Cromosofia e a Cromologia vem sendo inseridas aos poucos nos meios acadêmicos, com alguns livros publicados principalmente pela FEEU, Fundação Educacional e Editorial Universalista.

A luz sob o ponto de vista da Física, é uma faixa de vibração eletromagnética, que se move no espaço a uma velocidade de 300.000 km/s (trezentos mil quilômetros por segundo). É uma energia radiante que transmitida de um corpo luminoso ao olho, age sobre os órgãos de visão. Nossa principal fonte de luz é o Sol, uma estrela de Quinta grandeza de cor amarelada e brilho variável que esta há 8 minutos-luz ou 150.000 km de distância da Terra, responsável pela vida na terra.

Isaac Newton observou a decomposição da luz solar através de um prisma de cristal e constatou existência de sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Construiu, então, um disco com estas sete cores que, girado velozmente no seu centro, sugere visualmente a cor branca.

Todos os sistemas materiais trocam de energia com o meio ambiente, é imperceptível, mas os elementos químicos da Tabela Periódica, individualmente têm a propriedade de emitir luz, espectralmente definidas e identificadoras de cada um deles. 
A energia luminosa é uma energia radiante que possui energia que move-se em ondas contínuas que se movem em diferentes graus de pulsação.
Na Cromoterapia, trabalha-se com oito chakras e não com sete como usualmente são conhecidos. Eu trabalho com doze. São eles:

·       CHAKRA BASE (base da coluna): Responsável por energizar e fortalecer todo o corpo físico visível. Controla e energiza os sistemas muscular e esquelético, a coluna vertebral, a produção e a qualidade do sangue, as glândulas supra-renais, os tecidos e órgãos internos do corpo, a taxa de crescimento das células, a taxa de crescimento das crianças, a vitalidade geral, a temperatura do corpo e também afeta o coração e os órgãos sexuais.
Seu mau-funcionamento pode acarretar em artrite, reumatismo, problemas na coluna, alergias, doenças sanguíneas, cicatrização lenta de ferimentos e fraturas ósseas, problemas de crescimento, câncer e leucemia, baixa vitalidade, doenças cardíacas, doenças cerebrais e doenças sexuais.

·       CHAKRA SEXUAL (região pubiana): Responsável pela expulsão e eliminação de resíduos do organismo. Controla e energiza o órgão sexual, bexiga e uretra, pernas, a garganta e a região da cabeça também podem ser energizadas e afetadas por ele.
Seu mau-funcionamento resulta em problemas urinários, impotência, esterilidade, dilatação da próstata e outras doenças sexuais.

·       CHAKRA MENG MEIN (região dorsal do umbigo): Age como uma espécie de “estação de bombeamento” da energia prânica proveniente do chakra da base e é responsável pelo fluxo de energia prânica para cima, através da coluna vertebral. Controla e energiza os rins, as glândulas supra-renais, até certo ponto, outros órgãos internos, e também regula a pressão sanguínea.
Seu mau-funcionamento acarreta problemas renais, baixa vitalidade, doenças relacionadas à pressão sanguínea e problemas nas costas.
Este é um chakra muito delicado e não deve ser energizado em várias situações de risco, como crianças, idosos, grávidas e hipertensos.

·       CHAKRA UMBILICAL (umbigo): Facilita e auxilia a circulação do prana através dos meridianos. Também facilita a absorção do prana pelo corpo etérico. Ele controla e energiza o intestino delgado, o intestino grosso, o apêndice, afeta a velocidade do parto e a vitalidade em geral.
Seu mau-funcionamento pode se manifestar em constipação, baixo peristaltismo, incapacidade de assimilação dos nutrientes, apendicite, doenças intestinais, dificuldades no parto e baixa vitalidade.

·       CHAKRA DO BAÇO (porção mediana da última costela flutuante esquerda): Principal ponto de entrada do prana do ar ou glóbulos de vitalidade do ar. Energiza os outros chakras principais e consquentemente todo o corpo bioplasmático e o corpo físico visível. Ele controla e energiza o baço físico, afeta o nível de energia prânica ou vitalidade geral do organismo, afeta a qualidade do sangue e do sistema imunológico. Os pacientes portadores de infecção grave sempre têm este chakra em desequilíbrio.
Seu mau-funcionamento pode acarretar em doenças do baço, baixa vitalidade,baixa imunidade, doenças sanguíneas,impurezas no sangue, artrite e reumatismo.

·       CHAKRA DO PLEXO SOLAR (cavidade entre as costelas): Também conhecido como a ligação entre o corpo físico e o espírito. Controla e energiza o diafragma, o fígado, o pâncreas, o estômago, num grau substancial, os intestinos delgado e grosso. As glândulas supra-renais, o coração, os pulmões, e outras partes do corpo também são afetadas por este chakra.
Seu mau-funcionamento pode acarretar em dificuldade parta respirar devido ao mau funcionamento e má tonificação do diafragma, diabetes, doenças do pâncreas, doenças digestivas, hepatite, doenças da vesícula, altos níveis de colesterol, doenças cardíacas, doenças e impurezas no sangue.
Este chakra é o centro das emoções inferiores positivas e negativas,como ambição, coragem, perseverança, ódio, inveja, violência, etc.

·       CHAKRA CARDÍACO (centro do peito): Controla e energiza o coração, os pulmões e o timo. Afeta a capacidade do organismo de lutar contra as infecções. É o centro das emoções superiores e encontra-se intimamente ligado ao plexo solar. Por isto as emoções negativas afetam o coração a longo prazo, não só ao fígado.

·       CHAKRA UMERAL (costas, um pouco acima dos pulmões, pelo lado esquerdo): Tem como função ser o canal espiritual dos médiuns psicofônicos e receptor de influências espirituais mediúnicas.
Seu mau-funcionamento desequilibra estas ligações, prejudicando os sentidos de intuição e percepção espirituais.

·       CHAKRA LARÍNGEO (centro da garganta): Controla e energiza a laringe, a garganta, a traqueia, a tireoide, as paratireoides, o sistema linfático e também afeta o chakra sexual.
Seu mau-funcionamento pode gerar esterilidade e doenças relacionadas às garganta,como o bócio, inflamação da garganta, perda da voz e asma.
Este chakra é o centro da mente concreta ou inferior (faculdade mental inferior) e é também o centro da criatividade superior.

·       CHAKRA AJNA (entre as sobrancelhas): Controla e energiza a glândula pituitária e todo o corpo. É chamado de chakra mestre porque controla todos os chakras principais e o sistema endócrino, além de afetar todos os órgãos vitais.
Seu mau-funcionamento pode se manifestar como doenças de glândulas endócrinas, doenças oculares, câncer,etc.
O Ajna é o centro da mente abstrata ou superior e é também o centro da vontade ou função diretora.

·       CHAKRA FRONTAL (centro da testa): Controla e energiza a glândula pineal e o sistema nervoso. Este chakra é o centro da consciência cósmica ou búdica inferior.
Seu mau-funcionamento pode se manifestar em doenças do sistema nervoso.

·       CHAKRA CORONÁRIO (na coroa da cabeça): Este chakra é o ponto de entrada da energia divina ou prânica violeta-cintilante. Ele controla e energiza o cérebro e a glândula pineal.
Seu mau-funcionamento pode gerar doenças na glândula pineal e do cérebro,que podem se manifestar como doenças físicas e/ou psicológicas.
O chakra coronário é o centro da consciência cósmica ou búdica superior, e é através dela que o ser sente a unidade do Todo, sente o amor universal, a unidade com Deus.
Cromoterapia é o conhecimento da ação e função terapêutica da cor, aplicadas aos processos regenerativos da matéria física. A Cromoterapia, como Medicina Complementar, é toda realizada em níveis energéticos, onde são usados somente recursos naturais, como a energia mental, espiritual, solar, elétrica, física, orgânica e ambiental, energias estas diferenciadas pelo teor vibratório de cada uma que são controladas, absorvidas dinamizadas e projetadas com objetivos específicos, que deverá ser o fortalecimento e a ajuda ao Ser Humano.

A Cromoterapia não é Medicina corretiva, mas ativadora. Se o campo celular possui células doentes, mas recuperáveis pela recomposição do seu núcleo, ele será novamente ativado por vibração idêntica, sendo que as células mortas são eliminadas. O que se perdeu esta perdido pois a energia luminosa somente reativa as células que estão doentes, em razão de disfunção do campo celular. Em casos mais avançados de doença, pode até paralisar o processo, pela reativação do que restou do campo celular afetado. O que se perdeu esta perdido, mas, o que esta vivo assim permanecerá pela força da energia colorida que lhe é enviada.

BIBLIOGRAFIA: “Cura Prânica Avançada” – Choa Kok Sui

                          http://www.mundoespirita.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário