MEDICINA TRADICIONAL OU ALTERNATIVA?
A sociedade contemporânea trouxe consigo juntamente com o desenvolvimento inúmeras patologias relacionadas a esse desenvolvimento acelerado como, por exemplo, poluição, desmatamento, superpopulação, falta de alimentos, falta de saneamento básico, entre outros. Para muitos a medicina alternativa é a melhor maneira de manter corpo e mente distantes dos medicamentos sintéticos que desencadeiam diversos efeitos colaterais.
A medicina tradicional baseia-se na prescrição de medicamentos mediante um diagnóstico efetuado por algum profissional da saúde, no Brasil, a falta de médicos e Unidades Básicas de Saúde reflete em diagnósticos imprecisos e consequentemente a prescrição inadequada ou precipitada de determinados medicamentos, tornando muitas vezes os tratamentos convencionais ineficientes, e aos poucos esses prognósticos vão perdendo a credibilidade, em especial no caso de doenças já recorrentes em determinada região.
A adoção da medicina alternativa pode ser feita de diversas maneiras, porém de modo geral é composta de tratamentos à base de plantas e ingredientes naturais, sendo comum a utilização de chás, emplastros, xaropes e até mesmo a ingestão in natura desses produtos, os resultados costumam ser satisfatórios em especial nas patologias mais brandas como gripes, resfriados, enxaquecas, diarreias entre outros problemas comuns entre a população.
A utilização de medicina alternativa deve no entanto ocorrer de maneira prudente, pois muitas enfermidades estão além dos tratamentos naturais, sendo necessária a adoção de medicamentos sintéticos manipulados especialmente para determinados quadros clínicos. A sabedoria popular ainda se faz muito útil em diversas ocasiões, porém sempre que os sintomas se apresentarem de maneira mais agressiva ou incomum a pessoa deve buscar auxílio médico especializado.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário