A cromoterapia consiste em uma técnica que utiliza a percepções sensoriais humanas das cores para combater ou induzir determinadas reações fisiológicas. A sua utilização não faz parte da medicina tradicional sendo utilizada usualmente como uma terapia complementar aos tratamentos convencionais.
A dúvida mais comum em relação à utilização da cromoterapia é a maneira que ela funciona. Apesar do seu caráter subjetivo, a cromoterapia parte de princípios científicos adjacentes que comprovam a influência de determinadas cores para a indução a determinada condição mental, como por exemplo, cores vermelhas transmitem sensação de calor, paixão e excitação, isso explica a sua rotineira aplicação em atividades relacionadas ao dia dos namorados, roupas sensuais e estabelecimentos alimentícios.
O funcionamento da cromoterapia pode variar de pessoa para pessoa, a aplicação de cores quentes em quartos de bebês frequentemente causa irritação nos mesmos, a utilização de tons azuis escuros em locais de trabalho pode eventualmente levar à diminuição da produtividade em virtude das propriedades relaxantes da mesma. Por isso é importante efetuar a aplicação dos conceitos da cromoterapia sempre de maneira padronizada, em um cenário mais pessimista a técnica não surtirá os efeitos desejados.
É importante que a cromoterapia seja aplicada de maneira complementar as terapias convencionais, pelo seu caráter subjetivo do ponto de vista fisiológico, a aplicação da técnica pode não apresentar os resultados apresentados e por essa não ser uma terapia reconhecida pela comunidade científica é mais difícil apontar eventuais problemas na administração dos conceitos existentes.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário