domingo, 30 de outubro de 2016

CARTA DA SEMANA - TARÔ CABALÍSTICO - "A JUSTIÇA"


Arcano que representa a Justiça, a Lei de Causa e Efeito, a moral e condutas, internas e posturas sociais e o signo de libra.

Analise seus olhos físicos e da alma. Um não deve andar de o outro. Temos a autoridade para julgar alguém ou algo? A espada da justiça possui dois gumes, e como um símbolo do elemento ar (nossa mente) nos ensina e equilibrar a razão com a emoção antes de tomar qualquer decisão. Além disso, pode simbolizar q algumas vezes devemos sacrificar algumas coisas em nome de um bem maior.

Seu lado de sombra nos ensina a tomar cuidado em não transformar o equilíbrio em parcialidade.

CARTA DA SEMANA - TARÔ DAS BRUXAS - "A TEMPERANÇA"


Para viver melhor elimine de sua vida tido que estiver parado, ultrapassado ou desequilibrado. É preciso despertar e manter o equilíbrio para alcançar a consciência.

Podem surgir notícias ou mudanças que trarão alegria. Para que isso aconteça pratique o perdão, a gratidão, a intuição e confie na sua espiritualidade.

Planeta: Lua
Elemento: Água
Cristal: Anidrita, Apatita e Clorita
Ervas: Manjericão, Hortelã e Cipreste
Cores: Branco e Prata
Símbolos: Arco-Iris e Cruz Celta
Representantes: Aobh e Cailleach

"Eu trago a pureza das emoções para os grandes feitos e realizações, basta aceitar o que deve ser feito e perfeito: aí está! "

CARTA DA SEMANA - CARTAS DO CAMINHO SAGRADO - "ESCUDO DO LESTE"


"Escudo do Leste
Ilumina meu caminho
Para que eu possa voar com a Águia
Para a casa da primeira luz do Avô Sol."

A carta representa uma necessidade de clareza em alguma parte de sua vida, mas também pode marcar um momento de iluminação onde as coisas começam a fazer sentido para você. É a hora de colocar ordem em sua vida para poder ter mais clareza para enxergar seu próprio Caminho.

Ajude outras pessoas encontrar mais clareza em suas vidas. Este também é o momento de curar velhas feridas ou de superar os pensamentos negativos, abrindo espaço para a clareza em sua vida. Seja ousado e criativo, ampliando o seu autoconceito, descobrindo quem você realmente é.

Este é o tempo de novas liberdades, que afloram sempre que você limpa a poeira que cobre os olhos e começa a enxergar das alturas, com olhos de águia, criando coragem e alcançando novos vôos.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

COMPOSTO DO VINHO PODE IMPEDIR DOENÇA INCURÁVEL EM MULHERES


A síndrome é conhecida por ser uma das principais causas de infertilidade entre as mulheres
(Por Marina Demartini)

São Paulo – O vinho já foi ligado a incontáveis benefícios à saúde, desde a prevenção contra o câncer até a perda de peso. Agora, cientistas da Polônia e dos Estados Unidos descobriram que uma substância encontrada na bebida pode impedir que mulheres desenvolvam a síndrome do ovário policístico (SOP).

A doença é conhecida por ser uma das principais causas de infertilidade entre mulheres. Ela se desenvolve quando os níveis de hormônios esteroides, como a testosterona, estão altos e causam a formação de cistos. Os sintomas mais comuns são ganho de peso, excesso de pelos no rosto, acne e até ausência do período menstrual.

O estudo revelou que um composto natural do vinho tinto, chamado de resveratrol, pode reduzir a quantidade desses hormônios no organismo. Essa substância, encontrada na casca de uvas e em nozes, é conhecida por ter propriedades anti-inflamatórias.

O estudo foi feito com 30 mulheres que tinham ovários policísticos. Elas foram divididas em dois grupos: um tomou suplementos que continham 1.500 miligramas de resveratrol e o outro recebeu pílulas de placebo.

As participantes tomaram os comprimidos diariamente durante três meses e doaram amostras de sangue no início e no final do estudo. Além disso, elas receberam um teste de tolerância à glicose para medir o risco de diabetes.

Os resultados surpreenderam os pesquisadores. Os níveis de testosterona das mulheres que tomaram o resveratrol caíram em 23,1%, enquanto aumentaram em 2,9% no caso das voluntárias que receberam placebo.

Os níveis de sulfato de dehidroepiandrosterona (DHEAS), outro hormônio que o corpo pode converter em testosterona, também tiveram um declínio de 22,2% no grupo das mulheres que tomaram o suplemento. Já as participantes que ganharam a pílula de placebo tiveram um aumento de 10,5% na quantidade de DHEAS em seu sangue.

Houve também uma redução no risco de diabetes entre as mulheres que tomaram o resveratrol. Elas se tornaram mais sensíveis à insulina, sendo que os níveis desse hormônio em seu sangue caíram 31,8%.

Esta não é a primeira vez que o resveratrol foi associado a benefícios para a saúde. Em 2006, um estudo publicado na renomada revista científica Nature revelou que a substância natural poderia estender a vida de ratos.

Muito além do vinho

Apesar de interessantes, ambas as pesquisas não afirmam que uma taça de vinho por dia irá aumentar seu tempo de vida ou proteger as mulheres contra as doenças. Isso porque, o resveratrol é encontrado em baixas quantidades na bebida. Para chegar a uma quantidade de duas pílulas de 250 miligramas da substância, seria preciso beber mais de mil garrafas de vinho tinto por dia.

Segundo um artigo publicado no site The Conversation e escrito por Lindsay Wu, professor da University of New South Wales, na Austrália, um medicamento feito à base de resveratrol ainda não é vendido, pois quando o composto é ingerido, o fígado o degrada rapidamente. Assim, apenas uma quantidade pequena é distribuída pelos tecidos, causando pouco efeito.

Para ter algum efeito, a substância teria de ser administrada em doses elevadas. No entanto, uma grande quantia de resveratrol pode causar problemas intestinais, como diarreia.

FONTE: Exame.com

TRÊS DAS DSTs MAIS COMUNS ESTÃO FICANDO INTRATÁVEIS, DIZ OMS


Sífilis, clamídia e gonorreia, juntas, contagiam 200 milhões de pessoas por ano
(Por Helô D'Angelo)

Você usa camisinha? Porque a coisa está ficando séria: segundo a Organização Mundial da Saúde, sífilis, clamídia e gonorreia – doenças bacterianas – estão ficando resistentes aos antibióticos mais usados contra elas. E infectam cada vez mais pessoas.

As infecções são três das doenças sexualmente transmissíveis (DST) mais frequentes: juntas, elas contagiam 200 milhões de pessoas por ano – todo ano, são 131 milhões infectadas pela clamídia, 78 milhões pela gonorreia e 5,6 milhões pela sífilis.

Com tanta gente ficando doente, os antibióticos estavam sendo administrados sem cuidado nenhum – e muitas vezes, por tempo demais ou em doses desnecessariamente altas.

Esse uso exagerado de antibióticos é justamente o que tem feito as bactérias se tornarem mais resistentes. O caso da gonorreia é o pior: a OMS afirma que já existem cepas da bacteria N. gonorrhoeae, causadora da doença, que não respondem a nenhum dos medicamentos que existem.

O cenário para sífilis e clamídia não é tão extremo, mas seus agentes causadores já se mostram bem mais resistentes à medicamentos também, o que preocupa a organização.

Por isso, na terça (30), a OMS aconselhou uma mudança nos tratamentos padrão para essas doenças. Para começar, a organização recomenda o uso do antibiótico certo para cada caso, em doses mais controladas do que se tem usado até agora – cada serviço de saúde em cada país deve ficar responsável por definir o medicamento.

Outra recomendação, mais específica, é não usar a quinolona, um tipo de antibiótico comum nos casos de infecções bacterianas como a sífilis, a gonorreia e a clamídia. Para fechar, a OMS pediu que os governos prestem atenção no aumento da resistência dessas bactérias, ano a ano.

Tudo isso deve aumentar os custos de tratamento, já que os antibióticos específicos são, geralmente, os mais novos – e mais caros. Fora que estudar os tipos de cepa que cada pessoa infectada tem antes de receitar um medicamento também vai dar um baita trabalho.

Transmissão e sintomas

A sífilis é transmitida por meio do contato com feridas de pessoas infectadas – elas podem aparecer nos genitais, no ânus, na boca ou em outras partes do corpo.

A doença também pode ser transmitida de mãe para filho turante a gestação ou no parto (por ano, a transmissão desse tipo provoca cerca de 143 mil mortes fetais e nascimento de natimortos, além de 62 mil mortes neonatais, segundo a OMS).

Quem tem sífilis pode desenvolver essas feridas em um estágio inicial, mas elas saram logo e se tornam erupções com pus.

Aí, esses sintomas desaparecem, até que um tempo depois (às vezes até anos), a doença volta à atividade e causa danos ao cérebro, aos olhos e ao coração.

Já a clamídia, a mais comum das DSTs causadas por bactérias, causa um ardor forte ao urinar ou corrimentos genitais – embora a maioria das pessoas não apresente sintomas. A gonorreia pode provocar, além de dores nos genitais, infecções e muita dor no reto e na garganta.

As três doenças, caso não sejam diagnosticadas e tratadas a tempo, podem causar problemas graves a longo prazo – mesmo que não apresentem sintomas por um tempo. As mulheres, por exemplo, podem desenvolver gravidez ectópica (fora do útero), inflamações na região pélvica e abortos espontâneos. Nos dois sexos, a sífilis, a gonorreia e a clamídia podem causar infertilidade, além de aumentarem o risco da pessoa ser infectada pelo HIV.

Então, peguem as camisinhas!

FONTE: Exame.com

domingo, 23 de outubro de 2016

CARTAS DA SEMANA - TARO DAS BRUXAS - "A LOUCA"


Esta carta nos orienta a viver o esoterismo, o místico de forma pura com plenitude e razão. A entrega total.

Não pense em nada que possa te fazer mal, sempre com esperança em uma vida melhor, se libertando das amarras e problemas e se fortalecendo na fé e nos verdadeiros dons - intuição, princípios, moralidade, ética, desprendimento, inocencia, rituais poderosos.

Planeta: Plutão
Elemento: Água
Cristal: Quartzo vermelho
Ervas: Artemísia, Sálvia e Alecrim.
Cores: Vermelho e Laranja.
Símbolo: Pena.
Representante: o próprio consulente.

'Eu trago o poder mágico da vida, siga seu caminho real e conquiste suas vitórias nos mundos."

CARTA DA SEMANA - TARÔ CABALÍSTICO - "VALETE DE OUROS"


Este Arcano nos ensina a usar de cautela e observação para saber o que fazer de forma confiável.

Acredite em seus talentos intelectuais e seja persistente. Estude bastante e faça acontecer, mas cuidado com a vaidade, com o egoísmo e com a preguiça.

Ligado ao elemento terra e ao plano material, às ações e busca de objetivos.

CARTA DA SEMANA - CARTAS DO CAMINHO SAGRADO - "CAMPO DA FARTURA"


"Campo da Fartura,
Abundância para todos,
Fome... dor... nunca mais.

O Grande Mistério tem afeição
Pelos Filhos da Terra
E os alimenta com
A Eterna Chama.

Filhos da Terra, confiai de novo!
Sede gratos e tecei louvores!
O Campo da Fartura continuará
A sustentar-nos em todos os nossos dias."

A cornucópia está repleta de uma profusão de ideias, talentos, roupas, experiências, comida, companheiros e sentimentos que deverão atender as necessidades dos Filhos da Terra. Se a carta do Campo da Fartura apareceu é porque está tendo uma garantia de que tudo o que necessita neste momento está se manifestando. Preste atenção de que o que você NECESSITA não é exatamente o que você QUER.

Comece a agradecer desde já, antes mesmo que se materialize qualquer um dos seus planos, pois a Lei da Atração ensina que a gratidão tem poderes inimagináveis. Confie no seu processo e mostre isso ao Grande Mistério.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

PROMOÇÃO: SEJA UM CLIENTE VIP


Todos gostamos de descontos, não é verdade? Este privilégio o Cliente Vip do Espaço Águia Dourada possui, mas como se tornar um Cliente Vip?

É simples: traga cinco (05) clientes novos até o dia 31/10/2016 e ganhe 20% (vinte por cento) de desconto em sessões de cromoterapia e/ou Mesa Quântica Radiônica durante 05 (cinco) meses!

Regra:

01) O cliente novo deverá realizar só menos 03 (três) sessões (podem ser de cromoterapia e/ou mesa quântica radiônica) até 30/10/2016.

02) As sessões e descontos são pessoais e intransferíveis.

03) A promoção é válida até 31/10/2016.

Não perca tempo, esta promoção é por tempo limitado.

CHEIRO DE AMARELO



CHEIRO DE AMARELO
15 • 10 • 2016 - Por Palmira Margarida

Dando continuidade à série Os Cheiros das Cores, hoje vou contar um pouco sobre como sinto a cor amarela. Apesar de eu nomear minha sinestesia como olfativa, tenho observado que essa condição não se faz apenas em um sentido, mas acaba por abarcar todos os outros, como se eles se entrelaçassem, provocando uma certa bagunça ou imposições na forma como sinto o mundo. Não uso muito a expressão “ver o mundo’’, pois, de fato, sinto tudo mais do que vejo, com os sentidos e junto ao meu sistema entérico, que não para de gritar, sendo mobilizado 24 horas por meio da sinestesia.

A primeira cor da série foi violeta, e só não iniciei com amarelo porque, na semana passada, estava em um momento muito violeta da vida. Amarelo é a minha cor preferida, é o cheiro que me traz calma, esperança, me acolhe e afaga. Tem um cheiro gostoso, fofo, como se fosse um bolinho bem rechonchudo com sons ondulados e reconfortantes.

Hoje mesmo, eu passava pela margem do rio Pinheiros, em São Paulo, com o seu cheiro nada agradável (coitado do rio, tá aí um curso fluvial triste!), quando passou por mim um carro de cor escandalosamente amarela. Pronto! Tudo ficou bom, e as desagradáveis sensações trazidas pelo cheiro do rio Pinheiros logo foram dissipadas pelo fofo do amarelo. Fofo, aqui, não com sentido de “fofinho”, mas de fofo mesmo: imagine um sofá superfofo e grande, todo amarelo, revestido de veludo amarelo. Nossa, tá sentindo fome? Minha boca saliva só de imaginar.

O cheiro de amarelo, apesar de ser arredondado, não tem um som muito circular. É uma cor louca, pois se move em circulares, o som tem uns agudos e o cheiro é fofo, doce e cítrico ao mesmo tempo. É muita informação. Porém, harmônico, amigo e amoroso, é magnânimo por conhecer muitas coisas e se fazer de muitas formas, não é à toa que era a cor do imperador da China.

Mas não é sempre que consigo sentir o aroma de amarelo, é necessário que ele esteja em alguns tipos de texturas e formas específicas e seria impossível, agora, catalogar. Existem milhares de formas, densidades e consistências, certo? Apesar dessa infinidade de possíveis sensações que o mundo permite, sei que textura fofas, profundas e brilhosas me causam mais sensações olfativas e auditivas sobre o amarelo.

Eu nunca tive o prazer de deitar-me em um sofá fofo de veludo amarelo, mas o dia que isso acontecer, será louco, e imagino muito esse momento maravilhoso! Quem sabe um dia? Sei que vou querer comer o sofá, mas fiquem tranquilos, eu conheço os limites das coisas! E quindim? Há coisa mais linda, cheirosa, perfeita que um quindim bem amarelinho, com aquela textura gelatinosa e divinamente amarela por cima? Comer um quindim desses é um momento sublime, o gosto do doce em si não me é tão caro, mas vale a mordida pelas maravilhosas sensações evocadas pelo amarelo, essa cor que fala em várias línguas e abraça todo mundo!

FONTE: Vertigem

O CHEIRO DA COR VIOLETA



O CHEIRO DA COR VIOLETA
08 • 10 • 2016 - Por Palmira Margarida

Cheiro de cor, sim, as cores exalam cheiros, e não sei se é o mesmo cheiro que você pode sentir ou imaginar, mas, de fato, elas não só soltam cheiros, como se comportam com formatos diferentes no ar. Isso sempre foi uma caixinha de surpresa para mim, pois depende de todo o entorno, clima, temperatura e até das pessoas presentes. Muitas me perguntam sua cor e o seu cheiro, e sempre respondo que não funciona bem assim, como seu eu fosse uma vidente, é algo involuntário. No entanto, algumas cores, por exemplo, parecem apresentar, na maioria das vezes, o mesmo “comportamento”.

Se eu começo a imaginar uma cor do espectro visível ao ser humano, como a violeta, no caso, um cheiro parecido com uma lavanda aguada começa a surgir e vem acompanhado de um som limpo, fino e contínuo, algo como “clin” alongado. Um som muito parecido com isso seria o de taças de cristal de quartzo, um pouco mais agudo e fino para tons de violeta claro, e mais fechado e alongado para os violetas escuros. Às vezes, quando é de um violeta bem escuro, quase negro, comporta-se como uma onda gigante. Já vi também violeta se portando como raio, uma espécie de relâmpago.

Em uma régua imaginária de tons violeta, a parte mais clara exalaria um cheiro de algo análogo à tal lavanda aguada e a tonalidade mais escura exala um aroma que nem consigo descrever, por falta de analogia com aromas conhecidos. De qualquer forma, os cheiros violetas são sempre frios, às vezes, até um pouco canforados e cintilantes (cintilante é uma cor fria).

Não são só as cores, há todo um mundo que vem junto delas e, no caso da violeta, sempre tenho sensação de ser um movimento de limpeza, de transmutar. Assim como as cores são ondas (a cor violeta tem comprimento de 3.900-4.500 ampere e 7,69-6,65 Hz de frequência), parece que seus cheiros dependem também de sua velocidade de propagação, tamanho e frequência. Não sou física e apenas ocorre-me esse pensamento, pois vejo e cheiro, literalmente, que os aromas de uma cor podem sofrer variações de acordo com o formato e velocidade que ela apresenta.

Na vida real, gosto do primeiro semestre do ano, que é quando as quaresmeiras roxas florescem na serra. Andar entre elas é ouvir som de “clin” e sentir o cheiro violeta me limpando. No entanto, chega um momento em que cansa, e é preciso sair, violeta em demasia começa a me deixar triste e trazer uma sensação de vazio. Parece que ela limpa tanto que deixa um silêncio e abre um espaço ensurdecedores. O vazio pode ser tão vazio que o silêncio grita.

Tento sempre associar essas sensações a situações reais, a fim de entender o porquê, se há alguma ligação, se alguém já viu ou sentiu tudo isso e, para minha total alegria, eu sempre encontro! Na Igreja católica, roxo/violeta é associado à quaresma, e as imagens dos santos são resguardadas com tecidos dessa cor. Sempre tenho a sensação de que época de quaresma é momento de autovisitação, limpeza, expurgo e, de fato, um momento de introspecção, vazio e tristeza.

O violeta bem clarinho quase chega em um azul/verde-esmeralda (sou daltônica) e, neste lugar, inicia-se um novo som, ainda mais aguado e não tão retilíneo, e sim molengo, como água mesmo. Muitas coisas também são meio violeta e carregam esse cheiro, e parecem óbvias, como a pedra ametista ou as próprias quaresmeiras. Se um dia você sentir um som de “clin” e um cheiro de lavanda aguada, pode ser uma cor violeta se fazendo presente.

Nas próximas semanas, vou escrever sobre os cheiros de outras cores, afinal, aroma é algo que não se vê, mas está em toda parte: sublime, etéreo e misterioso.

FONTE: Vertigem

OS CHEIROS DAS EMOÇÕES


OS CHEIROS DAS EMOÇÕES
29 • 04 • 2016 | por vertigem

Percebo o mundo por cheiros, classifico pessoas pelos acordes aromáticos que saem dos seus corpos. Ou seriam de suas almas? As situações para mim são sentidas como boas ou ruins de acordo com o cheiro que elas soltam. As cores e as emoções têm aromas e deixam um rastro olfativo por onde passam.

Eu sempre cheirei o mundo, meto o nariz em tudo, preciso sentir, essa é a minha melhor forma de conhecer alguém ou entender uma situação. Hoje, sei que dão o nome de sinestesia para isso, mas, de fato, o nome pouco me importa, pois não sei como é viver no mundo de outra forma. A maioria dos cheiros que sinto é inominável, mas, para formatação e a fim de que as pessoas entendam o que estou sentindo, crio analogias com aromas conhecidos, como cheiro de terra, de apimentado, de ácido.

Venho pesquisando o sentido olfativo para entender-me. Nessa busca, só fortifico minha certeza de que o sistema olfativo é algo impressionante e ainda nos revelará muitas chaves sobre quem somos ou, pelo menos, sobre como e por que sentimos emoções. O olfato, ao mesmo tempo que se apresenta como um dos sentidos com fisiologia mais primária do nosso organismo, é também o que provoca e evoca lugares sublimares e etéreos: nossas emoções e memórias, que sentimos com tanta força, mas que nos escapam feito fumaça leve de incenso (aliás, a palavra perfume significa “através da fumaça”).

No entanto, perdemos o treino do nariz com o solapamento de sua função. O olfato foi segregado no iluminismo, justamente por seu comportamento tão “primitivo” e animalesco de cheirar as partes, farejar o ânus do outro animal, as fezes, a terra, os alimentos, de cheirar o parceiro e o próprio corpo. Quem sabe, se tivéssemos dado atenção ao olfato, seríamos todos capazes não apenas de sentir os cheiros triviais à sobrevivência, mas também os cheiros das emoções? Afinal, o sistema olfativo, que ao mesmo tempo nos impute um comportamento tão visceral, também é responsável por detonar o fator sublimar do que somos: o sentir!

Isso fez-me lembrar há pouco tempo que nossas fezes e uma flor de jasmim, dois “lugares” que parecem tão distantes, desprendem seu aroma da mesma molécula olfativa, o indol. A diferença está na concentração. Por analogia, as fezes são nossas vísceras; o jasmim, nossa alma. Os dois exalam o mesmo perfume. Jasmim: jaz em mim! As memórias que jazem em mim são partes de minhas vísceras e são exaladasatravés de emoções. Logo, emoções são perfumes de tudo que jaz em nós.

Afinal, poderiam existir emoções sem o nosso lado profundo, animal e visceral? De onde vêm as paixões, a raiva, a alegria, o pavor, senão de nossas vísceras? Sem vísceras não há jasmim, jaz em mim! Não há nota alta ou aguda que se sustente sem uma nota grave. Não há perfume que se sustente sem uma boa nota visceral, telúrica. Assim, considero que há uma paleta aromática das emoções. Há cheiros inenarráveis para o medo, espanto, luta ou amor.

O que é possível para eu demonstrar esses aromas são associações entre concepções olfativas comuns: tem gente que pertence à família dos frutados, outras pessoas dos telúricos ou dos florais. Algumas emoções são bem demarcadas em seus perfumes e, abaixo, fiz uma pequena lista de como funciona o meu mundo:

Emoções ou sentimentos:

Ódio, raiva: cheiro de fio queimado

Depressão, tristeza, pessoa perdida: cheiro hepático – cor amarela encardida

Gente sem vontade, desanimada, pensamentos tristes: cheiro de metal

Alegre, cheia de ideias, espevitada: cheirinho de frutas cítricas como laranja e tangerina

Confiantes ou confiáveis para mim: pão quentinho, cheirinho de pãozinho de queijo

Amorosas, que se amam, ideias boas: cheiro de baunilha

Pessoas amedrontadas e espantadas: cheiro de estilhaço

Donas de si, orgulhosas: pinho

Pessoas ou obras?

Alma-Tadema: cheiro do som de flauta

Antonin Artaud: cheiro de terra

Baba Yaga: cheiro de terra

“Clair de Lune”, do Debussy: cheiro de cristal com gosto de cintilante

Som da flauta: cheiro de água

Tons de azul: eucalipto ou baunilha (depende do azul)

Como pode-se perceber, a linguagem da sinestesia ainda é complexa, talvez para a ciência, pois para mim é simples e faz sentido imediato. Creio que todos nós somos capazes de depreender de um outro ser humano ou obra muito mais do que tato, olfato, paladar e audição separadamente. Apenas observo em mim mesma que, para sentir o mundo dessa forma “doida” é mais com as vísceras do que com a razão e, já tocando nesse assunto de novo, quero contar para vocês que consigo sentir cheiro de fezes nos jasmins, e isso não me incomoda. Acho lindo, me diz algo profundo sobre estar vivo. Porém, o mais encantador é sentir o cheiro de suor e sexo nas rosas, principalmente nas vermelhas. Não será por isso que a humanidade as tem como símbolo dos enamorados? No fundo, sinto que todos sentem os cheiros das emoções.

FONTE: Vertigem

A BELEZA DAS RODAS DE MULHERES: UM GRITO DE LIBERDADE!


A BELEZA DAS RODAS DE MULHERES: UM GRITO DE LIBERDADE!
26 • 08 • 2016 | por Palmira Margarida

É hora de silêncio, o tambor da irmã bate forte, o cheiro de palo santo invade a alma. É hora de entrar em roda e em conexão com nossas memórias de mulher, não só as nossas, mas de todas as outras que ali estão. Será tudo coletivo, eu tenho certeza, porque ninguém entra numa roda sozinha. Já sentadas, na terra batida ou nas esteiras de palha, nos reconhecemos na dor e na profundeza de cada olhar trocado. São aqueles olhares que só quem leu ‘Cem anos de solidão’ ou passou por longos desertos é capaz de compreender. Porém, no fundo desses profundos olhares com cheiro de metal gelado, eu também consigo reconhecer uma força incrível em que pássaras fortes voam e uma onça, ora mãe, ora amante hipnotiza-me. Nesse momento, eu falo para mim mesma: eu também sei, irmã! Todas nós sabemos! É a mulher primária que pulsa dentro de cada uma de nós, dando boas-vindas e gritando: eu quero sair! Eu preciso viver!

Essa mulher que precisa viver sem culpas e autopressão pode expressar-se de muitas formas e em qualquer lugar, ela não tem preconceitos, porque, no primário, lá na terra batida, não há julgamentos! Pode ser em uma casa xamânica, em uma reunião das moças da igreja, em um simples jantar que você oferece para as amigas ou no café com a colega que precisa muito conversar. Para o sagrado feminino se manifestar, não há regras, pois a deusa também é onipresente, onipotente e vem nos visitar em várias facetas. Não há roda mais especial que a outra, não há um modo certo de fazer uma roda ou encontro de mulheres, o que há, de verdade, é cumplicidade, acolhimento e olho no olho. É isso que faz o sagrado feminino, esse nome tão banalizado, tocar o coração de uma mulher em apuros, depressiva e desistente da vida, dizer: eu vou sair dessa situação! Eu vou me reencontrar! Eu estou sentindo um chamado!

Muitas mulheres me procuram e dizem: “Eu vi as fotos de uns encontros que você fez, eu não ligo para essas coisas, mas senti algo estranho, um ímã me puxando.” Isso é um sinal de que você foi tocada pela sua mulher primária. Como historiadora, estou chamando de mulher primária o arquétipo da fêmea anterior ao sistema de crenças patriarcais, a mulher livre e desconhecedora de autoculpabilização, exatamente o que Clarissa Pinkola Estes chama de “Mulher Selvagem”: a mulher que sente o pulsar do coração a cada momento e sabe para onde ir, a mulher que tem na ponta do nariz o farejar do caminho, as vísceras intuitivas e a presença de espírito.

Na nossa memória de mulheres, há muita culpa, opressão e inferiorização, e esses sentimentos foram semeados em nós (e também nos homens) junto a um processo histórico patriarcal que, para desfazermos, será preciso revolver as terras de nossas ancestrais, reverenciá-las e entregá-las de volta, ressignificando as crenças que nos limitam como fêmeas, libertando todas nós. É assim, fazendo este trabalho entre mulheres, tecedoras de suas próprias histórias, que aceitamos nossas memórias, porém não mais presas a elas, e, sim, sendo donas vorazes e amorosas de nossos próprios caminhos. Há uma frase entre os historiadores que eu gosto muito e tornou-se meu talismã na profissão: “A história acontece primeiro como tragédia, depois, se repete como farsa”.

Nós não seremos uma farsa de nossas próprias dores, nós seremos, sim, realizadoras de nossa própria história, nós escreveremos, juntas, uma outra forma de vida, não só para nossa espécie, mas para todas as outras, e não seremos mais mantenedores de tragédias.

Mas como uma roda acontece?

Respeito: cada uma tem o seu tempo.

Como já escrevi, não há modos nem regras, apenas sentimentos, que devem ser recíprocos. Rodas de mulheres são portais que se abrem por algumas horas e, ao retornarmos deles, somos nós mesmas, porém diferentes, como dizia Clarice Lispector. Esse diferente é o mergulho em si mesma, a descoberta da mulher selvagem e liberta ligada às vísceras da terra. É neste lugar-tempo que reconhecemos nossa força e amor-próprio, honramos nosso passado e renascemos.

Coletividade: estamos todas interligadas.

Mulheres precisam entrar em roda pois necessitam rever e reconhecer a força de suas vísceras e das coroas em suas cabeças. Necessitamos contar para as mais jovens sobre a velha sábia Baba Yaga, Pachamamae Sheela Na Gig (por todas as deusas, você conhece o poder de uma Sheela Na Gig? Por favor, moça, conheça!). Precisamos contar para as mais velhas sobre Oxum Opará e Artemis, precisamos misturar tudo e trocar, pois cada mulher carrega em si um poder e uma face da deusa. A opressão só chegará ao fim se nos reencontrarmos com nosso poder e, principalmente, reconhecermos o poder umas das outras.

Humildade: somos todas poderosamente iguais.

Para estarmos em, roda é preciso também humildade. Necessitamos entender que todas já são coroadas e, por isso, não sou muito adepta do termo “empoderadora de mulheres”, prefiro falar “irmã auxiliar”, “irmã ajudante”, “soror do caminho”, pois ninguém empodera ninguém, o que fazemos é um grande espelho e irmandade para que todas possam se reconhecer em igualdade. Cada mulher em roda é uma faceta da deusa. Não é à toa que são aquelas mulheres que estão contigo naquele momento sagrado. Todo encontro de mulheres é sagrado e uma troca irrecusável.

Entrega.

Agora, ao silêncio do tambor de minha irmã, sentada nesta esteira de palha, em frente a este altar, já tendo inspirado e expirado calmamente, esquecido do mundo lá fora, olho para cada uma delas, atentamente, vejo um pouco de mim em cada suspiro e suor, me reconheço em cada gota salgada de lágrima. Ao meu lado, uma Freya, do outro, Oeste, à minha frente, uma Inanna, paralelas, uma Shakti, uma Kali. Não importa, agora sinto, somos todas deusas! Somos todas aquilo que quisermos ser!

Então, deusa, você acabou de ler o primeiro artigo da ‘Trilogia do Sagrado Feminino’. Nas próximas duas semanas, vamos mergulhar ainda mais nesse mundo, munidas de muita antropologia, filosofia e história, mas com uma linguagem acessível para todas. Um abraço de baunilha e até a próxima!

FONTE: Vertigem

domingo, 16 de outubro de 2016

CARTA DA SEMANA - TARÔ CABALÍSTICO - "CINCO DE OUROS"


Arcano ligado à necessidade em todos os aspectos... Perdas financeiras, doenças, dificuldades... Crise em si.

Mas toda crise é necessária para se dar valor às coisas que você possui. Este é o ensinamento desta lâmina. Reflita sobre suas reais necessidades e se prepare para um possível período de necessidades.

Encontre os verdadeiros amigos que irão te ajudar neste momento. Não é hora de se ir atrás do que você deseja, mas sim, do que você precisa. Mas não se conforme com migalhas, não se entregue ao momento de dificuldade... Você está onde está porque quer ou é o destino?

CARTA DA SEMANA - CARTAS DO CAMINHO SAGRADO - "GRANDE ESPELHO DE FUMAÇA"



"Em meio à fumaça
Vejo, olhando-me por sua vez,
Outro reflexo de mim.

Espelho de meu Eu interior
Quem és tu
Se eu sou eu?

Espelho de meu Eu exterior
O que os outros vêem?
É a verdade de meu coração
Ou a vaidade humana?"

Deixe o mito para trás,  você é o que decide ser. Removendo a cortina de fumaça, que está ocultando seus talentos e dons,  você percebe quais aspectos internos precisam evoluir e comece a agir para que isto aconteça.

Também ensina que você está sendo instado a ser um reflexo para os outros. Aproveite para estilhaçar os espelhos que te desvalorizam, entristecem, ou que geram inveja em você.

Enxergue a luz e a sombra como aspectos equilibradores e necessários para a nossa evolução. O que não nos agrada ao vermos no espelho de nosso ser podem ser utilizados como força motriz para buscarmos nosso crescimento. É errando e acertando que encontramos a verdadeira face do nosso ser.

CARTA DA SEMANA - TARÔ DAS BRUXAS - "A LUA"


A Lua possui suas fases, o que é necessário para o desenvolvimento da natureza como um todo.

Esta carta simboliza transformações cíclicas, forças ocultas, benefícios abundantes e constantes.

Preste mais atenção em seus objetivos e esqueça mágoas e coisas indesejáveis. Se estiver em dificuldades financeiras pde ser que apareça alguma oportunidade para melhorar sua vida. Os ciclos são rápidos e as mudanças podem ser favoráveis.

Também ligada ao romantismo, otimismo, clarividência e aventuras amorosas.

Planeta: Júpiter
Elemento: Fogo
Cristais: Pedra da Lua e Morganita
Ervas: Musgo e Violetas
Cores: Branco e Prata
Símbolo: Luas
Representante: Deusa Tríplice

"Eu irradio minha luz para que possas enxergar suas fases e com elas evoluir sempre."

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

8 FORMAS PARA LIBERTAR A SUA CRIANÇA INTERIOR E SER MAIS FELIZ


A infância é uma época da vida da qual costumamos nos lembrar com muito carinho. A razão é que, quando somos crianças, temos uma fonte inesgotável de entusiasmo; qualquer objeto pode se transformar em um brinquedo, qualquer atividade pode ser uma aventura. Com o tempo, nos tornamos adultos, o estresse e as responsabilidades passam a dominar nossas vidas, e com frequência nos esquecemos de guardar um espaço de tempo para brincar, para nos conectarmos com nossa criança interior.

É importante dar a  mão a esta criança que todos temos dentro de nós. Alguns estudos demonstram que dedicar um tempo a atividades próprias da infância, que não envolvam responsabilidade ou competitividade, mas sim desinibição e brincadeira, está relacionado a maiores níveis de felicidade e menores níveis de estresse.

É preciso reaprender a levar a vida como um mundo de brincadeiras e jogos. Para fazer isso, compartilhamos a seguir oito maneiras diferentes de libertar a criança interior que temos dentro de nós.

ATIVIDADES PARA CONECTAR-SE COM A SUA CRIANÇA INTERIOR

COLORIR

Talvez você esteja familiarizado com o fenômeno dos livros de mandalas para colorir. Caso não esteja, pergunte a respeito na livraria mais próxima e você vai se surpreender.

Não se trata de uma simples moda passageira. Quando colorimos, mergulhamos em um estado de concentração e desconexão dos problemas do dia a dia que nos ajuda a reduzir o estresse.

BRINCAR AO AR LIVRE

As crianças, especialmente em ambientes abertos, correm, pulam, sobem em tudo que encontram pela frente. No entanto, quando adultos o que fazemos na natureza costuma ser mais passivo: comemos algo, caminhamos e, em alguns casos, praticamos esportes.

Ainda que todas estas atividades sejam benéficas, a chave neste ponto é fazer atividades mais desestruturadas, que rompam com a nossa rotina e que coloquem o corpo em situações pouco comuns, para praticarmos habilidades como o equilíbrio.

É bom, por exemplo, subir nas árvores, balançar-se em um balanço, pular corda, etc, porque são estados físicos não comuns. As brincadeiras ao ar livre nos tiram da vida sedentária que muitos de nós levamos.

Estas práticas e brincadeiras não apenas reduzem o estresse e despertam áreas esquecidas de nosso cérebro, mas, uma vez que são praticadas, liberam endorfinas, nos entusiasmam e se conectam com nosso lado aventureiro.

SONHAR ACORDADO

Sonhar acordado é o equivalente a tomarmos um tempo para nós mesmos, sem nada para fazer, no qual deixemos nossa mente vagar livre.

Pode ser em qualquer situação: deitados no parque, tomando banho, ou simplesmente sentados no sofá em casa olhando pela janela.

A chave é não se sentir culpado por estar “perdendo tempo” e dedicar um momento para deixar tranquila a nossa mente, longe do fluxo de responsabilidades contínuas do dia a dia.

Sonhar acordado não apenas nos dá um respiro, mas também é um bom mecanismo para potencializar a criatividade, já que, com frequência, quando deixamos as ideias voarem elas se reorganizam e fazem conexões que nos permitem ver a realidade e os problemas que temos em nossas mãos de uma forma diferente.

CRIAR

Falando em criatividade, qualquer atividade relacionada a ela é um estimulante perfeito para o humor positivo. Foi demonstrado que as pessoas com um hobby criativo ficam menos estressadas enquanto o praticam.

As crianças pintam, fazem colagens, colares de macarrão, quebra-cabeças… o importante aqui é liberar a nossa criatividade, nosso desejo de produzir algo, ainda que não vá trazer nenhum benefício material e, inclusive, que acreditemos que não levamos jeito para a coisa.

Você gosta de cozinhar, desenhar, construir maquetes? Pode escolher o que quiser, o importante é trabalhar com as mãos em atividades que nos ajudam a levar a vida menos a sério, pelo menos durante um período de tempo, e a nos conectarmos com nossa criança interior.

ABRAÇAR

As crianças são muito mais desinibidas na hora de manter contato físico. Infelizmente, conforme vamos nos tornando mais velhos, colocamos mais barreiras físicas entre nós.

No entanto, abraçar, dar as mãos, demonstrar carinho para as pessoas que amamos através do contato são fontes de felicidade.

Abraçar estreita os laços afetivos, ajuda a criar um clima de intimidade e, quando há problemas envolvidos, é uma boa forma de suavizar o ambiente.

DORMIR BEM

Às vezes sacrificamos as horas de sono para podermos realizar todas as atividades que nos propomos a fazer, mas dormir bem e descansar o corpo e a mente é fundamental para a saúde, tanto física quanto mental.

Quando dormimos nos regeneramos, e é a única forma de alcançar um estado ótimo de energia para enfrentarmos os desafios do dia a dia. Às vezes um cochilo pode ser uma forma de renovar as forças para o resto do dia.

Assim, não pense que você está perdendo tempo enquanto dorme. Na realidade, você está investindo em si mesmo.

NÃO TER MEDO DE ERRAR

Quando somos crianças, estamos aprendendo tudo e é normal errarmos várias vezes: isso faz parte do aprendizado.

Por alguma razão, quando adultos tendemos a ver os erros como falhas e não como partes do caminho, o que faz com que o medo de errar nos paralise e nos distancie de nossos desejos e metas.

Errar não é um fracasso, é o sintoma de que tentamos e uma boa forma de seguir aprendendo.

Sempre que puder, desfaça-se dos seus preconceitos, brinque, corra, pule, perca o equilíbrio e faça atividades sem nenhum fim prático ou econômico. Você verá como irá recuperar parte da ilusão e do entusiasmo que certamente recorda como um tesouro da infância.

A criança interior que você tem dentro de si está esperando que você a pegue pela mão e a leve para se divertir.

Por: Cristina Rios
fonte:blogamenteemaravilhosa.com.br

FONTE: Portal Arco-Íris

CINCO TÉCNICAS PARA AJUDAR A CRIANÇA A MEDITAR


Não consegue nem imaginar aquela criança que parece ligada na tomada sentadinha de olhos fechados e completamente imóvel por mais de cinco segundos? Pois saiba que isso é possível. Claro que não é de um dia para o outro. A meditação se aprende, principalmente levando-se em conta o exemplo.

Os benefícios valem a pena: redução da hiperatividade, melhoria no desempenho escolar, mais concentração e foco, menos estresse, nervosismo e ansiedade.

Deborah Rozman, autora do livro Meditação para Crianças, dá três regras básicas para conseguir isso:

"A primeira delas é que a criança não deve se sentir obrigada a praticá-la. A segunda é que o baixinho deve meditar por pouco tempo, alguns minutos apenas. As crianças se distraem muito. A terceira dica é que toda meditação deve seguir uma orientação de adultos, pelo menos no início"
Comece com um minuto apenas. Vendo que a criança consegue se concentrar, vá aumentando o tempo de prática gradativamente.

Algumas técnicas podem ajudar a criança a entrar no estado meditativo:

1) CONCENTRAR NA RESPIRAÇÃO

A técnica baseada no "mindfulness", é bem simples. Peça para a criança se sentar confortavelmente e se concentrar no ar que entra e no ar que sai. Pode ser algo como: "feche seus olhos e se concentre na sensação: o ar que entra friozinho pelo seu nariz e enche o seu peito. Depois sai, esvaziando o peito e passa quentinho, saindo do nariz. Ar entra. Um, dois, três. Ar sai. Um, dois, três".

Outra técnica interessante é usar uma pedrinha, um cristal ou qualquer objeto pequeno e não chamativo em cima da barriguinha da criança deitada. Peça pra ela olhar para a pedrinha que sobe quando o ar entra e desce quando o ar sai.

2) FOCAR O OLHAR EM UM PONTO

Pode ser a chama de uma vela, um catavento que gira, um pêndulo, a fumacinha de um incenso. A intenção é que a criança consiga ficar só olhando a imagem por um tempo determinado.

3) OUVIR O SINO

Um som que se estende e silencia lentamente é também um jeito bem fácil de fazer as crianças se concentrarem, principalmente as pequenas. Pode ser um sino, a corda de um violão, a nota de um violino, até um tambor. Peça para que fechem os olhinhos e escutem o som até ele acabar e o silêncio aparecer. Faça um número de repetições que não canse a criança.

4) REPETIR PALAVRAS OU FRASES
A simples repetição, desde que não seja entediante para a criança, já conduz a um estado meditativo. Podem ser palavras simples como amor, saúde, paz, alegria. Ou frases com um sentido bonito: "Quero tornar-me aquilo que sou: uma criança feita de luz" ou "Do meu coração brotam o amor e a luz que enchem o mundo de paz".

5) IMAGENS MENTAIS

O adulto pode conduzir uma meditação guiada e relaxante com uma historinha de fácil entendimento. Por exemplo: "Deite-se e feche os olhos. Imagine que agora é uma bonequinha de pano, bem molinha, que se esparrama pelo chão. Sinta os pés molinhos, as pernas, a barriga, as mãos, os braços, os ombros, o pescoço e a cabeça. Tudo está molinho e esparramado". Pode ser a água de uma praia que molha os pés, pernas e braços. Pode ser uma rede que balança para lá e para cá. O tom de voz tem que ser suave. Você pode usar um fundo musical e um incenso calmante também.

FONTE: Portal Arco-Íris

domingo, 9 de outubro de 2016

CARTA DA SEMANA - TARÔ DAS BRUXAS - "O SOL"


Use a proteção e calor do sol, que a tudo faz germinar e aquecer para resolver seus problemas. Hora de resolver problemas de todo o tipo, afetivo, profissional, familiar, etc.

Momento de alegria, abundância, magnetismo pessoal, fartura, bons amigos.

PLANETA: Saturno
ELEMENTO: Terra
CRISTAIS: Pedra do Sol e Ágata de Fogo
ERVAS: Canela, Cravo-da-Índia e Hibiscos
CORES: Amarelo e Dourado
SÍMBOLO: Cálice Dourado
REPRESENTANTE: Aine e Grainne

"Eu irradio através da fonte sagrada as energias de fertilidade e prosperidade para sua vida, aceite-as".

CARTA DA SEMANA - TARÔ CABALÍSTICO - "RAINHA DE PAUS"


Este Arcano representa energia criativa, independente, cheia de otimismo e impulsividade. Entretanto, observa que devemos ter cuidado para não nos iludirmos com outras pessoas ou coisas e também com distrações desnecessárias.

A Rainha de Paus solicita que você acesse a porção mais calorosa e afetiva de sua personalidade. Compartilhe seu carinho, afeto e atenção com todos que precisam, mas lembre-se de respeitar os limites dos outros. Seja generoso (a) e  também aproveite que um dos aspectos deste Arcano é a sensualidade da psique.

CARTA DA SEMANA - CARTAS DO CAMINHO SAGRADO - "DANÇA DO SOL"


"Dentro do caramanchão sagrado,
Os guerreiros dançam o sol,
Atados à Árvore da Vida,
Até que a dança termine.

Eles sentem a dor da mulher,
Para que o povo possa viver,
Buscando Visões de Cura,
Na dor que eles ofertam. "

Esta carta nos pede que olhemos para aquilo que precisa ser sacrificado para que a sacralidade de nossas vidas seja resgatada. Pode ser que a dúvida ou o medo estejam cerceando nossos sonhos e precisam ser sacrificados, assim como alguns maus hábitos devem der vencidos.

Sua sombra sempre está pronta para ser sacrificada, e o sacrifício se torna a sua verdade, fazendo sagradas as suas escolhas e atitudes, dando nova dignidade a sua vida, o que não significa negar suas necessidades, mas sim substituir suas limitações por ações mais positivas.

sábado, 8 de outubro de 2016

CHAKRAS E PSORÍASE


Uma das doenças mais antigas da humanidade, ainda assim pouco conhecida  e sem perspectiva de cura definitiva, a psoríase gera grande incômodo no portador e muitas vezes preconceito social e até repulsa, decorrente da falta de conhecimento desta patologia que consiste basicamente na reposição celular anormal e não é contagiosa. Os possíveis fatores  que influenciam o aparecimento da psoríase, de acordo com estudos conduzidos até o presente momento são: genética, lesões físicas, clima frio e seco, o uso de certas drogas, alterações circulatórias e imunológicas.

Alguns estudos de caso comprovam a eficácia de terapias naturalistas como tratamento complementar para casos de psoríase. Além dos benefícios relacionados às lesões, é evidente que certas práticas como massoterapia, reflexologia, aromaterapia, musicoterapia, arteterapia e terapia floral contribuem de forma significativa para a promoção da auto-estima e bem estar do interagente, que é fundamental para a melhora das lesões cutâneas e espaçamento das crises. Hoje abordaremos o benefício da terapia de Equilíbrio dos Chakras como ferramente complementar para o tratamento da psoríase.

COMPORTAMENTO DA PSORÍASE

Sendo uma doença crônica, a psoríase apresenta recidivas periódicas alternadas com períodos de inatividade. As crises frequentemente surgem após um forte impacto emocional sofrido pelo portador - mortes, separações, decepções - e podem durar de semanas a meses.

OS CHAKRAS E AS CÉLULAS T

CÉLULAS T - São linfócitos (glóbulos brancos), agentes da imunidade que reconhecem e atacam células estranhas ao organismo como cancerígenas, fungos, parasitas. Originam-se na medula óssea.

INFLUÊNCIA NA PSORÍASE

Um fato importante descoberto a partir de estudos é que a erupção cutânea nas crises de psoríase coincide com a infiltração de células T na epiderme, determinando uma doença auto-imune. É interessante notar que as células T sofrem maturação no Timo (glândula localizada sobre o esterno) que corresponde ao 4o. Chackra, o Chackra Cardíaco, que governa o Timo e também é responsável por outros órgãos ligados ao sistema emocional que são coração, pulmões, sistemas respiratório e linfático, sistema imunológico, além dos braços e mãos - por tudo isso, durante uma crise ou alteração emocional, esse chakra pode estar apresentando uma disfunção energética e colaborar para o surgimento e agravamento da psoríase. Pelo estudo dos chakras, o desequilíbrio no chakra do coração representa a falta de amor próprio e a tentativa de compensá-la assumindo um comportamento gentil e atencioso além dos próprios limites, situação que provavelmente somatiza-se no físico por meio da psoríase, visto que a a pele estabelece o limite entre os corpos.

EQUILIBRANDO OS CHAKRAS

Os chakras comunicam-se entre si através dos Nadis, ou meridianos, que são os canais de energia assim, o desequilíbrio em um dos chakras pode afetar outro. O desequilíbrio é detectado considerando-se determinados sintomas narrados pelo interagente que caracterizam queda energética, que poderá ser detectada pelo terapeuta devidamente treinado.

Durante a sessão de equilíbrio dos chakras, o terapeuta pode usar vários recursos combinados ou escolher um único mais adequado, conforme o perfil do interagente e sua resposta ao método proposto. Extremamente sensíveis e facilmente desequilibráveis, os chakras podem ser equilibrados com várias terapias como Radiestesia, cristaloterapia, e outras. Pelo exposto, podemos concluir que o equilíbrio energético pelos chakras é extremamente valioso no controle da psoríase. Mas não podemos esquecer que por se tratar de uma doença crônica e de origem emocional, requer uma abordagem multidisciplinar combinando várias modalidades terapêuticas como cromoterapia, psicoterapia, florais (que agem nos campos emocional e energético), tratamento tópico das lesões. Estudos realizados comprovam a eficácia no espaçamento e diminuição das crises, indicando um controle da psoríase e resultados relativamente rápidos quando comparados às abordagens tradicionais. Lembramos sempre que ao menor sintoma de alteração cutânea um dermatologista deve ser consultado para um diagnóstico preciso.

fonte://rharomasy.blogspot.com.br

FONTE: Portal Arco-Íris

terça-feira, 4 de outubro de 2016

HOMEM BRITÂNICO PODE SER A PRIMEIRA PESSOA CURADA DO HIV


Um assistente social britânico de 44 anos de idade é possivelmente a primeira pessoa na história a ser curada do HIV.

Cientistas de cinco universidades do Reino Unido – Oxford, Cambridge, Imperial College London, University College London e King’s College London – aplicaram uma terapia experimental no paciente, e afirmam que o vírus está agora completamente indetectável no seu sangue.

O homem, de Londres, parece livre do vírus depois de receber uma vacina para ajudar seu sistema imunológico a detectar células infectadas e, em seguida, tomar o medicamento Vorinostat para ativar as células infectadas latentes que normalmente não são “pegas” por tratamentos padrão.

Depois disso, foi apenas uma questão de deixar as partes saudáveis do seu sistema imunológico matarem todo o HIV, teoricamente eliminando qualquer chance do vírus voltar.

“Este é o primeiro esforço sério para curar completamente o HIV”, diz Mark Samuels, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas de Saúde do Reino Unido. “Estamos explorando a possibilidade real de curar o HIV. Isso é um desafio enorme e ainda estamos nos primeiros dias, mas o progresso já é notável”.

O ESTUDO

A equipe está conduzindo testes em 50 pessoas. Atualmente, as terapias antirretrovirais têm como alvo as células T (células do sistema imunológico) altivas que estão infectadas com o HIV, mas não podem alvejar células T latentes. Isto significa que o paciente continua a reproduzir o vírus.

“Esta terapia é projetada especificamente para limpar o corpo de todos os vírus do HIV, incluindo os dormentes”, explica a professora e médica Sarah Fidler, da Imperial College London.

Ao trabalhar em duas fases, o novo tratamento consiste da já mencionada vacina para ajudar o corpo a reconhecer as células infectadas com o HIV, e da droga Vorinostat para ativar as células dormentes, o que o torna muito mais eficiente em direção a uma verdadeira cura da condição, ao invés de apenas gerenciá-la.

CINCO ANOS

Apesar da boa notícia, os pesquisadores foram muito claros ao salientar que há um longo caminho a percorrer antes de poderem dizer que essa terapia é a cura da AIDS.

O assistente social britânico é apenas o primeiro de 50 pacientes a terminar o estudo, e vai ter que esperar meses para confirmar se o HIV não está mais em seu sistema, realmente. Há também uma chance de que doses de medicina convencional estejam contribuindo com sua aparentemente boa saúde.

E, mesmo se tudo correr bem nesta primeira experiência, os testes irão continuar por mais cinco anos.

Ainda assim, os resultados são promissores. Um coquetel de drogas como este é relativamente simples em comparação com tentativas mais elaboradas de matar ou neutralizar o HIV, como terapia genética. Se o tratamento de fato eliminar todos os obstáculos necessários e o vírus não evoluir para resistir ao medicamento, a doença não vai mais representar uma ameaça tão grave quanto foi em décadas passadas.

PRIMEIRA PESSOA CURADA

Apenas uma pessoa no mundo já foi confirmadamente curada do HIV. Seu nome é Timothy Brown, e ele recebeu transplante de medula óssea de um paciente com imunidade natural ao vírus em 2008. [Gizmodo, Engadget]

FONTE: Hypescience

ÁLCOOL FUNCIONA COMO ANTIDEPRESSIVO DE AÇÃO RÁPIDA, DIZ ESTUDO


Beber faz pessoas com depressão clínica se sentirem melhor? Segundo estudo publicado na revista Nature Communications, a resposta é sim, pelo menos do ponto de vista da bioquímica. Pesquisadores descobriram que o álcool produz as mesmas mudanças neuronais e moleculares que medicamentos eficazes para depressão.

“Por causa da grande ligação entre problemas depressivos e alcoolismo, existe a hipótese da automedicação, sugerindo que indivíduos depressivos podem começar a beber como forma de tratar a depressão”, diz o pesquisadora principal, Kimberly Raab-Graham, da Wake Forest School of Medicine (EUA). “Agora temos dados bioquímicos e comportamentais para dar suporte à essa hipótese”, complementa ela.

Claro isso não significa que o álcool pode ser encarado como um tratamento eficaz para a depressão. “Definitivamente há perigo em automedicação com álcool. Há limite entre o consumo que ajuda e o consumo que causa danos, e em algum momento no uso repetido a automedicação se transforma em vício”, diz Raab-Graham.

O estudo analisou animais para observar que uma simples dose de álcool bloqueia receptores NMDA (proteínas associadas com o aprendizado e memória) e atua com a proteína FMRP para transformar um ácido chamado GABA de inibidor para estimulador da atividade neural. Além disso, os pesquisadores descobriram que essa mudança bioquímica causa comportamento não-depressivo que dura pelo menos 24 horas.

“Mais pesquisas são necessárias nesta área, mas nossas descobertas dão base biológica para o instinto humano natural de automedicação. Elas também definem um mecanismo molecular que pode contribuir para que pessoas depressivas também tenham problemas com álcool”, diz ela. [Science Daily]

FONTE: Hypescience

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

PROMOÇÃO RELÂMPAGO !!!


PROMOÇÃO RELÂMPAGO !!!

SOMENTE ATÉ SEXTA-FEIRA, 07/10/2016

Sessão de MESA QUÂNTICA RADIÔNICA via Skype, Facebook ou Whatsapp - duração de uma hora

Você pode comprar pelo Mercado Livre no link
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-800793478-mesa-quntica-radinica-_JM e pagar via cartão de crédito.

Aproveite, pois esta oportunidade passa depressa!!!

domingo, 2 de outubro de 2016

CARTA DA SEMANA - TARÔ DAS BRUXAS - "A ESTRELA"


Possui o poder em suas cinco pontas. Representa vida, fortuna, felicidade, paz e harmonia. Indica o melhor caminho a ser seguido, positividade, objetivos alcançados com esforço e dedicação. Sucesso, luz.

Planeta: Marte
Elemento: Fogo
Cristais: Quartzo Neve, Obsidiana Lágrima de Apache e Pedra Estrela
Ervas: Anis Estrelado e Canela
Cores: Amarelo e Dourado
Símbolo: Pentagrama
Representante: Morgan Le Fay

"Eu mantenho meu brilho para sua ascenção e retorno ao lar espiritual".